Espírito Santo dispõe de novas regras para facilitar registro de terras devolutas

Publicado em 19/12/2023 às 11:43

Compartilhe

idaf-19-12-devoluto

A Corregedoria Geral de Justiça do Espírito Santo publicou, no início de dezembro, o Provimento nº 21/2023, que dispõe sobre os registros dos títulos de legitimação de terras devolutas. O documento estabelece novas regras para padronizar o registro de títulos nos cartórios de 1º ofício dos municípios e representa a etapa jurídica final do projeto do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) para entregar o título já registrado ao cidadão.

De acordo com o diretor técnico do Idaf, Eduardo Chagas, hoje o beneficiário encontra dificuldades na hora de realizar o registro no cartório, como o cumprimento das exigências e custos para a execução para acessar o serviço .

Chagas explica que ficarão isentos de pagar os custos para o registro,  os casos de legitimação de terra devoluta urbana destinada a atender famílias com renda mensal de até três salários mínimos, e na legitimação de terra devoluta rural para beneficiários da agricultura familiar conforme previsto na lei estadual de terras devolutas.

“Enviamos uma proposta para a Corregedoria que foi aceita e adaptada para provimento, que representa um novo marco no serviço de regularização fundiária do Estado. Ao entregarmos o título já registrado, garantimos dignidade ao cidadão, que passará a ser dono de fato da sua terra”, pontua o diretor.

Para o gerente de Terras e Cartografia do Idaf, Vailson Schineider, esse passo é mais uma conquista importante da instituição na esteira do seu processo de modernização, como o requerimento digital instalado recentemente. “Qualquer cidadão posseiro de terra devoluta rural ou urbana poderá protocolar o seu pedido diretamente no site do Idaf, sem a necessidade de ir a um escritório ou levar documentos em papel. O Registro da terra traz uma série de benefícios para o proprietário, como a possibilidade de acessar financiamentos bancários, serviços de energia elétrica, prova para a aposentadoria rural e segurança jurídica da propriedade”, disse.

Título de legitimação de terras devolutas

O título de legitimação emitido pelo Idaf é equivalente à uma escritura pública, é o documento capaz de transformar a posse em propriedade da terra, dando ao beneficiado todos os direitos reais sobre o imóvel.

Fonte/ Foto: Idaf

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido