Espaço do Hotel Imperador de Domingos Martins voltará a receber hóspedes e projetos culturais
Publicado em 30/04/2022 às 13:22
Texto: Edézio Peterle / Foto: Divulgação
Domingos Martins
O município de Domingos Martins já está trabalhando no processo de ocupação do Hotel Imperador e do espaço anexo ao imóvel. A ação é possível graças a doação realizada pelo Governo do Estado à Prefeitura. Agora, o objetivo da administração municipal é possibilitar que o imóvel volte a fazer parte da rede de hotelaria local e que possa ser um espaço de ocupação cultural.
Segundo a secretária de Cultura e Turismo, Rejane Entringer Lopes Ewald, será realizado um leilão da área de trás do terreno para que ali seja construído um hotel, atendendo às condições estabelecidas pelo município. A parte da frente do imóvel histórico continuará sob gerência da Prefeitura e irá passar por obras de restauração para, posteriormente, ser destinado às atividades culturais, turísticas e de artesanato.
“Entendemos que ele precisa voltar às origens, voltar a ser hotel, a gerar renda e emprego para comunidade. É um projeto grandioso que vai elevar o turismo e a cultura do município, além de gerar renda, emprego e melhoria da qualidade de vida da nossa geração e de gerações futuras”, explica Rejane.
A solenidade de doação do imóvel ao município ocorreu no último dia 30 de março, no Palácio Anchieta, em Vitória. A ação vai permitir maior autonomia da gestão local na busca de propostas que unam a preservação e a manutenção do uso público e cultural do bem tombado, com o aproveitamento de todo o potencial turístico do imóvel. “O Hotel Imperador é um patrimônio da nossa comunidade, faz parte da nossa história, da nossa cultura”, finalizou a secretária de Cultura e Turismo.
HISTÓRIA – O Hotel Imperador foi inaugurado no dia 6 de janeiro de 1955. Devido à sua arquitetura, o hotel tornou-se um atrativo no município, passando a ser considerado o hotel de referência para os casais em lua de mel em todo o Estado. Uma curiosidade: antes mesmo de se consolidar como atrativo turístico, o Hotel Imperador, nos primeiros anos de existência, era o destino de muitos hóspedes que buscavam tratamento de saúde, em função do clima, ideal para o tratamento de doenças respiratórias.