Escritora capixaba Lilian Menenguci tem obra selecionada em Concurso Literário de Portugal

Publicado em 13/12/2023 às 08:50

Compartilhe

golden-assessoria-13-12

A escritora capixaba Lilian Menenguci, um dos nomes contemporâneos mais lembrados quando se fala em literatura infantil produzida no Espírito Santo, está entre as autoras e os autores selecionados pelo “Prêmio Matilde Rosa Araújo”, de Portugal.

O concurso Lusófano Trofa, “Prêmio Matilde Rosa Araújo”, organizado pela Câmara Municipal da Trofa, com o apoio do Camões Instituto da Cooperação e da Língua de Portugal, tem por objetivo promover a escrita criativa e valorizar a expressão literária; criar e consolidar hábitos de leitura e escrita; divulgar autores da Comunidade de Países da Língua Portuguesa e promover a ilustração na literatura infantil.

Na edição de 2023, o concurso recebeu 353 obras de países como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e, também, de Portugal. Duas categorias são admitidas no concurso: melhor conto infantil e melhor ilustração infantil. Na categoria “conto infantil”, a obra da capixaba Lilian Menenguci consta selecionada.

“Em razão do regulamento do concurso, ainda não posso divulgar o nome do conto literário selecionado; e, menos ainda, o pseudônimo com o qual assino a obra. A seleção do trabalho nessa fase do concurso, contudo, já é motivo para comemoração. Afinal, é a minha primeira admissão literária, voltada para crianças, em evento de natureza internacional”, comenta a escritora.

A autoria do melhor conto e a autoria da melhor ilustração receberá, cada uma, 2.500 euros. O conto infantil vencedor será ilustrado pela vencedora ou vencedor do prêmio de melhor ilustração infantil. Em seguida, produzida a publicação do livro e planejada a sua distribuição.

Obras lançadas

Escritora independente, que executa todo o processo criativo do livro, da produção à distribuição das suas obras, sem passar por uma editora comercial, Lilian Menenguci é autora dos livros ‘Os medos de Lili’, ‘Casa de papel’, ‘A criança mágica’, ‘O mistério da bolinha de gude’ e, o recém-lançado, ‘A gente, às vezes, é assim!

Inclusive, a capixaba celebra: seu livro ‘A criança mágica’, obra que propõe um (re)encontro com a criança que existe em cada um de nós, atingiu a marca de 13 mil exemplares vendidos.

Fonte/Foto: Golden Assessoria

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido