Escola Germano Gerhardt prepara seus alunos para o I Festival de Inverno Infantil
Publicado em 29/05/2017 às 18:34
Com o objetivo de dialogar junto à comunidade escolar o tema de estudo anual articulando com as linguagens da educação infantil, a equipe do Centro Municipal de Educação Infantil Germano Gerhardt, que fica na Sede de Domingos Martins, irá promover o I Festival de Inverno Infantil, no dia 30 de junho de 2017, na Praça Dr. Arthur Gerhardt, a partir das 18 horas.
Após um trabalho que envolverá inclusive as famílias na ornamentação do palco da própria escola com instrumentos e objetos alusivos às músicas do festival, estes ornamentos serão levados para a o palco da Praça Dr. Arthur Gerhardt e familiares e visitantes serão convidados afazerem uma apresentação para cada turno de alunos da escola.
Segundo a diretora da escola, Ana Lucia Hoffmam Braga, estas apresentações serão parte de um projeto que contempla a história do município nos aspectos culturais e geográficos, a visita de espaços públicos, uma pesquisa levantando os conhecimentos prévios das famílias sobre as tradições culturais (Indígena, Negro, Italiana, Alemã e Pomerana) e uma visita à Casa da Cultura, para conhecer sobre a cultura e a história martinenses.
O I Festival Infantil de Inverno Infantil do CMEI Germano Gerhardt terá como atrações: apresentações culturais alemãs, italianas, capoeira, casamento pomerano, dança Her Schmidt, dança circense, e culinária com tortas típicas, caldos, cachorro-quente entre outros.
De acordo com a pedagoga Kristine Lourenço, o grande desafio é articular esses conceitos aos planejamentos de sala para que saiam do papel e aconteçam no cotidiano da escola.
“Temos o propósito de estimular nas crianças os questionamentos e a argumentação a respeito dos conhecimentos cotidianos que possuem sobre os aspectos culturais e vitais para manutenção da nossa cidade e para a construção de um mundo melhor”, explica Kristine.
A diretora Ana Lucia Hoffmam Braga acrescenta que o que se pretende com este projeto é ter como foco o olhar para o outro, para o nosso entorno e para as tradições culturais.
“Temos a pretensão que todos esses questionamentos e os conhecimentos produzidos alcancem os lares de nossas crianças. Por isso, todas as temáticas envolverão a comunidade escolar”, afirma Ana Lucia.
Veja o vídeo: