Escola de Melgaço desenvolve projeto de leitura e cria clube do livro com seus estudantes
Publicado em 01/08/2022 às 09:05
Texto: Edézio Peterle / Fotos: Divulgação
A Escola Municipal Augusto Peter Berthold Pagung, localizada no distrito de Melgaço, em Domingos Martins, criou o projeto “Minha escola lê”, proporcionando mais uma prática de leitura com os seus alunos. A iniciativa gerou bons resultados, entre eles a criação de um Clube do Livro com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental.
O clube realiza encontros semanais, onde os jovens compartilham suas percepções do capítulo do livro lido durante a semana. O envolvimento dos alunos na proposta tem impressionado a equipe escolar e as famílias dos jovens.
A iniciativa é resultado de um trabalho que a escola realiza desde 2012 e que tem como tema: “Meu lugar, minha moradia, minha cultura, minha sabedoria”. A partir daí, os conhecimentos previstos no currículo são trabalhados de forma contextualizada e relacionados à realidade, dando mais sentido e significado.
“Atendendo um dos princípios da gestão democrática que é fazer ‘com’ e não ‘para’ as pessoas, no início de cada ano, a escola aplica questionários, realiza reuniões com pais e estudantes para fazer um diagnóstico para saber qual tema estes sujeitos apontam como pertinentes a serem trabalhados, considerando o contexto em que vivem”, explica a diretora da escola, Edir Marli Föeger.
Após o levantamento das informações, a equipe da escola se reúne e faz o alinhamento dos temas com o currículo, analisa as ações e as possíveis parcerias a serem realizadas. Um exemplo dessa parceria foi o trabalho realizado com o agrônomo aposentado do Incaper, Adolso Brás Sunderhus, que apresentou o projeto “Trilhas de Melgacinho”.
A proposta contribuiu com o conhecimento através de rodas de conversas, palestras e trabalhos com os estudantes que têm tornado as aulas ainda mais dinâmicas e participativas. “Por meio desta parceria, várias ações estão sendo desenvolvidas e tem agregado muito ao trabalho da escola, principalmente a aproximação da escola com as famílias, que passaram a acreditar mais na escola”, acrescentou a diretora Edir.
Projeto de leitura
Dentro dessa linha de trabalho, a escola percebeu uma defasagem de leitura e escrita dos estudantes e, a partir de orientação da Secretaria Municipal de Educação, o grupo gestor juntos aos professores criaram o projeto “Minha Escola lê”. Por meio desta ação, a literatura tem feito parte da rotina da escola, concomitante há o incentivo para a organização dos líderes de turmas, do protagonismo infanto-juvenil, o estímulo para a leitura em todos os níveis e, por causa deste projeto, a turma do 6º ano, criou o Clube do Livro.
“Enquanto diretora, foi uma surpresa ver o entusiasmo e a auto-organização dos estudantes, bem como a alegria com que se reúnem para realizar as leituras e o compartilhamento, mesmo sendo fora do horário de aula. As famílias comentam sobre como o projeto tem influenciado para a prática da leitura em casa. Vale destacar que o trabalho já é visível no desenvolvimento da escrita dos estudantes, isso anima a equipe a buscar práticas que possibilitam uma educação de qualidade”, comentou a gestora da escola.
Neste mesmo sentido, a pedagoga da escola, Valkíria Bullerjahn Rodrigues destaca que atualmente todos os espaços estão sendo pensados para que os estudantes sintam o desejo pela leitura. “Desta forma, colocamos a árvore dos livros na entrada da escola, assim antes de começar a aula e enquanto estão aguardando o transporte ao final do período letivo, ocupam o tempo com a leitura, viajando pelos livros”, contribui a pedagoga.