Equipe da Vigilância Ambiental de Marechal Floriano previne casos de dengue
Publicado em 12/02/2019 às 10:30
De forma incansável sob o sol causticante e chuvas, uma equipe de agentes de endemias do setor de Vigilância Ambiental, ligada à Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano trabalha intensamente para evitar o surgimento de doenças, como a dengue, nesta cidade e comunidades rurais.
Durante as visitas às residências, estabelecimentos comerciais e industriais os agentes realizam as aplicações focais impedindo dessa forma a ação principalmente do mosquito transmissor da dengue, denominado cientificamente como Aedes aegypti.
Ainda não foi confirmado casos de dengue neste ano em Marechal Floriano devido ao tratamento focal, que impede o mosquito de chegar à idade adulta. O objetivo é retardar a formação do mosquito transmissor. Em todas as visitas, após o tratamento focal os agentes orientam os moradores a evitarem o surgimento da dengue, aconselhando lavar paredes e recipientes gerais para evitar a reprodução das larvas.
O comerciante Dório Siqueira, comenta que graças à realização deste trabalho pela Vigilância Ambiental de Marechal Floriano, há uma garantia de saúde. “Realizando o tratamento focal o setor de Vigilância Ambiental está provando que a saúde da população é de grande importância”, disse.
Para o comerciário Wagner Amaral, que também é favorável ao tratamento focal, o que é realizado pelo setor busca a saúde da população florianense, e que também deve fazer bem a sua parte. “Os componentes da equipe de forma responsável fazem as solicitações para total segurança à saúde da população”, disse.