Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Guerino Zanon

Publicado em 13/09/2022 às 08:56

Compartilhe

Guerino-Zanon

Texto: Julio Huber

O jornal O Noticiário, em parceria com o portal Montanhas Capixabas e com o portal da Revista Negócio Rural, entrevistou os sete candidatos ao governo do Espírito Santo. As entrevistas serão publicadas individualmente, uma por dia, a partir do dia 09 de setembro. 

Os candidatos responderam as mesmas perguntas, e tiveram o mesmo limite de caracteres para cada resposta. As publicações diárias seguiram a ordem alfabética dos nomes que os candidatos estarão nas urnas. Abaixo, conheça um pouco mais sobre o candidato, e acompanhe as demais entrevistas. 

  • Guerino Zanon – Tem 66 anos, foi três vezes prefeito de Linhares, sua cidade natal. Foi também deputado estadual eleito em 2014. É o candidato da coligação com o PSD, PMB e DC. O candidato a vice-governador na chapa é o empresário Marcus Magalhães, 55 anos, do PSD.
  • Partido: PSD
  • Número: 55
  • Vice-governador: Marcus Magalhães 
  • Partidos coligados: PSD, PMB e DC

Quais serão as primeiras ações que o senhor pretende executar a partir do próximo ano, caso seja eleito?

Vamos construir um projeto de futuro para o Espírito Santo ser exemplo para o Brasil, montando uma boa equipe para ter gestão de verdade e melhorar a vida das pessoas, trazendo mais emprego e oportunidades, atraindo investimentos e qualificando as pessoas, em especial os jovens. Vamos fazer um amplo programa de combate à fome e a miséria. É inaceitável que um Estado tão rico, onde o governador se vangloria de ter R$ 12 bilhões em caixa, tenha mais de um milhão de pessoas na pobreza ou extrema pobreza.

O agronegócio é um setor que tem crescido nos últimos anos no Brasil, mesmo em períodos de crise. Quais as medidas que podem ser adotadas para contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do setor no interior capixaba?

Traçamos como medidas essenciais ações permanentes para melhoria de estradas rurais; investimento no sistema de telefonia móvel e internet no campo; reestruturação do Incaper (que foi sucateado pelo atual governo); construção de barragens como fizemos em Linhares; criação do Circuito Capixaba do Café com ações voltadas para melhorar a produtividade e a qualidade do grão; além da criação de um fundo para apoiar desenvolvimento sustentável do agronegócio capixaba. 

O turismo é um segmento importante para a economia do Estado, em especial para a Região Serrana do Estado. Quais são seus planos para essa área no Estado?

Eu vejo nas montanhas o exemplo dado pelo saudoso amigo e prefeito Braz Delpupo. Com uma ótima gestão, ele transformou Venda Nova na capital do agroturismo e mudou a vida de centenas de famílias. Vamos colocar um especialista na área de turismo para coordenar as ações estratégicas para a geração de emprego e renda. Vamos apostar no empreendedorismo, na divulgação intensa do Estado em outras regiões e no turismo de negócios, como fizemos em Linhares e vamos fazer por todo Estado.

No interior do Estado, os hospitais regionais são importantes ao prestarem atendimentos aos moradores, evitando deslocamentos para a Grande Vitória, mas muitos passam por dificuldades financeiras. Há algum plano para fortalecer o sistema de saúde no interior? De que forma?

A interiorização da saúde será uma prioridade. Precisamos acabar com esse “trança-trança” de ambulâncias pelas estradas. É desumano que um irmão capixaba do Sul fique seis horas em uma ambulância para ser atendido na Grande Vitória. Vamos trabalhar para que o cidadão seja atendido perto de casa, com a retomada da Rede Cuidar. Vamos investir em telemedicina e viabilizar a construção de hospitais no interior, como no Caparaó e na região Sul do Estado.

Ultimamente a política está bastante polarizada nacionalmente, e isso reflete nas eleições estaduais. Como o senhor vê esse cenário no Espírito Santo nesse período eleitoral? 

Eu já declarei que sempre fui conservador e nunca votei no Lula. Mas sou um conservador que respeita quem pensa diferente e que sabe conviver com todos. Por isso, quero governar para todos os capixabas. Meu voto será no presidente Jair Bolsonaro, porque acredito que ele tem o melhor projeto para o Brasil. Assim como eu tenho o melhor projeto para o Espírito Santo, que não pode perder mais quatro anos. Precisamos e merecemos avançar muito mais.

LEIA AS ENTREVISTAS COM OS DEMAIS CANDIDATOS:

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Aridelmo Teixeira

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Audifax Barcelos

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Carlos Manato

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Capitão Sousa

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Cláudio Paiva

Entrevista com o candidato ao governo do Espírito Santo, Renato Casagrande

Veja também

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?

esportes 30-08 - Foto Ricardo Saibro - Hugo Cibien

Piloto Hugo Cibien disputa mais uma etapa da Copa Truck no Paraná