Engenho produz açúcar mascavo ao vivo na Sabores da Terra
Publicado em 07/12/2017 às 16:48
Considerado a alternativa mais saudável para adoçar bebidas e comidas em geral, o açúcar mascavo será um dos destaques da Feira Sabores da Terra, de 8 a 10 de dezembro. Durante a programação ele será produzido ao vivo para os visitantes, no sábado e no domingo. A ação será realizada pelas associações de produtores das comunidades de São Marcos, São José e São Valentim, localizadas no Vale do Canaã, região serrana do estado.
A atração, que é aberta ao público, demonstrará todas as etapas de produção da cana de açúcar, o que inclui desde a moagem da cana à retirada do açúcar em si. Assim, os espectadores poderão ver e degustar os derivados do refinamento do açúcar, como o melado e o puxa-puxa, que se assemelha a uma bala. Todos os produtos estarão à venda na Feira Sabores da Terra.
Visibilidade
O Presidente da Associação de Produtores Rurais do Vale do Canaã, José Carlos Tonini, ressalta que a participação na feira é muito importante trazer visibilidade aos produtores da região serrana. “Para nós, é um prazer mostrar todo o trabalho que é feito na produção do açúcar mascavo, já que muitas pessoas que consomem o produto não sabem da onde ele vem”, conta Tonini. Além dos doces feitos com o açúcar, o produto também será vendido por quilo, com valor a partir de oito reais.
Apresentações culturais de graça na Feira Sabores da Terra
Apresentações musicais e de dança serão promovidas na segunda edição de 2017 da Feira Sabores da Terra, que começa nesta sexta-feira (8) e vai até domingo (10), na Praça do Papa, em Vitória. O evento é aberto ao público e será um verdadeiro tour cultural pelo Espírito Santo.
Rodas de viola, coretos e cantarolas estão entre as apresentações. Grupos de dança de Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Claudio e Santa Maria de Jetibã prometem agitar o público com os ritmos típicos de suas culturas.
Serviço
A Feira Sabores da Terra é aberta ao público, com entrada gratuita, e acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro, na Praça do Papa, em Vitória.
Programação completa
Sexta-feira (08) – 16h às 22h
20h – Grupo Tanzerland (Santa Maria de Jetibá)
21h30 – Grupos de Dança Blumen der Erde (Domingos Martins)
Sábado (09) – 10h às 23h
12h30 e 16h – Produção de açúcar mascavo
12h – Grupo de Dança Italiana Piccoli Granelli (Marechal Floriano)
14h – Cortejo do Torresmóvel
16h – Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Pilger Der Hoffnung
17h – Tony da Viola (Afonso Claudio)
20h – Banda da Policia Militar do ES
Domingo (10) – 10h às 19h
12h30 e 16h – Produção de açúcar mascavo
12h – Mirano Schuler
13h30 – Kindertanz Mirim, Kindertanz Infantil, Kindertanz Infanto Juvenil e Grünes Tal
16h – Orquestra de Violões de Viana – Projeto Social Vem Tocar Comigo