Enem 2025: MEC divulga cronograma de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência
Publicado em 31/03/2025 às 14:14

Foto: Divulgação/Inep
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou o cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Conforme o Edital nº 18/2025, o período para solicitar isenção da taxa de inscrição será de 14 a 25 de abril. Esse mesmo prazo também se aplica para justificativas de ausência na edição de 2024, para aqueles que faltaram nos dois dias de prova. O documento foi publicado nesta segunda-feira (31/3) no Diário Oficial da União e pode ser acessado no portal do Inep.
Os interessados devem solicitar a isenção por meio da Página do Participante, utilizando o login único do gov.br. Caso tenham esquecido a senha, poderão recuperá-la seguindo as instruções da plataforma. A gratuidade será concedida a candidatos que se encaixem nos seguintes critérios:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública em 2025;
- Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas privadas, desde que possuam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, integrantes de famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal;
- Beneficiários do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Justificativa de ausência
Participantes que não compareceram aos dois dias do Enem 2024 e desejam obter a isenção da taxa na edição de 2025 deverão apresentar justificativa.
Cronograma
- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 14 a 25 de abril
- Divulgação do resultado: 12 de maio
- Período para recursos: 12 a 16 de maio
- Resultado dos recursos: 22 de maio
Sobre o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho dos estudantes ao final da educação básica e, ao longo de mais de 20 anos, consolidou-se como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. A prova é utilizada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (Prouni).
Tanto instituições públicas quanto privadas utilizam a nota do Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. O exame também possibilita o acesso a programas de financiamento, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, diversas universidades portuguesas possuem convênio com o Inep, permitindo que estudantes brasileiros utilizem suas notas do Enem para ingressar no ensino superior em Portugal.
Fonte: Ministério da ecucaçõa