Encontro reúne secretários municipais de agricultura e meio ambiente em Domingos Martins

Publicado em 16/12/2017 às 11:17

Compartilhe

Ações do Governo relacionadas à agricultura, meio ambiente, inovações nas legislações e políticas públicas estão em debate no 2º Encontro Estadual dos secretários Municipais de Agricultura e Meio Ambiente. O evento é realizado em Domingos Martins e reúne mais de 90 secretários.

O encontro é uma realização da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). E tem o patrocínio da Damare, Proteinorte e AcellorMittal.

As palestras e apresentações são comandadas por profissionais das secretárias e órgãos envolvidos e especialistas convidados. Estiveram presente no primeiro dia o secretário de Estado da Agricultura, Octaciano Neto; o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira; o diretor-presidente do Idaf, Júnior Abreu; o diretor-presidente da Ceasa, Luiz Carlos Prezotti; o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti; o diretor-presidente da Agerh, Leonardo Deptulski; o senador Ricardo Ferraço, além de outras lideranças.

O secretário da Agricultura, Octaciano Neto, destacou que a segunda edição do evento foi motivada pelo sucesso o 1º Encontro, realizado no início de 2017. “É um ambiente que permite a troca de informações e experiências entre os secretários municipais e o Governo do Estado. A primeira edição foi de grande sucesso e aproximou ainda mais as cidades”, destacou.

O diretor-presidente do banco, Aroldo Natal Silva Filho, pontuou que o Bandes é um parceiro do setor. “O Bandes, que é uma referência em crédito rural, não pode virar as costas para este setor tão importante para a economia capixaba. Continuaremos apoiando a agricultura familiar, os médios produtores, a agroindústria, as construções de barragens e a diversificação agrícola”, destaca Aroldo.

“Queremos falar sobre as políticas públicas de crédito para buscar uma sinergia com os secretários e assim, ficarmos mais próximos dos produtores rurais, a quem podemos levar nossos programas e linhas de crédito para melhorar o rendimento dos negócios rurais”, explica o diretor de Crédito e Fomento do Bandes, Everaldo Colodetti.

O secretário de meio ambiente, Aladim Cerqueira, destacou que o evento será muito bom para ajustar as questões que envolvem meio ambiente e agricultura. “Este momento é importante para fortalecer a gestão ambiental no Espírito Santo, alinhar as políticas públicas dos municípios com as do Estado e integrar ações do Meio Ambiente com Agricultura.”

Debates

O debate nesta quinta-feira (14) teve início com o tema Consórcios Públicos Municipais para licenciamento apresentado pela gestora do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina, Sandra Regina Batista. Logo após, o diretor técnico do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Mauro Rossini, que falou sobre o programa de rastreabilidade em implantação no Espírito Santo.

O agente de Desenvolvimento Ambiental e Recursos Hídricos do IEMA, Sandro Rodrigues de Souza, abordou o tema mapeamento da Mata Atlântica. Já o gerente de agricultura familiar da Seag, José Arcanjo Nunes, abordou as políticas públicas para fortalecimento da agricultura familiar.

Licenciamento de barragens

As novas regras para o licenciamento de barragens também foram apresentadas pela chefe da Seção de Recursos Hídricos e Solos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Ahnaiá Zanotelli Dias da Silva.

O Idaf registrou a regularização de 1.845 barragens durante o ano de 2017, seja por meio de licenças ou dispensas de licenciamento. O número é importante e reflete a conscientização dos produtores e ainda a simplificação da legislação realizada pelo Instituto em 2014. Os municípios com o maior número de barragens registradas junto ao Idaf foram Nova Venécia, São Gabriel da Palha, Colatina, São Mateus e Santa Teresa.

Conecta Meio Ambiente e Cobrança do uso da água

Ainda foram apresentados os resultados do Programa Conecta Meio Ambiente, desenvolvido pela Seama, a cobrança pelo uso da água e as linhas de financiamento do Bandes para o desenvolvimento regional.

Veja também

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)

capa

Pé de jambo em Santa Isabel é declarado Patrimônio Histórico Ambiental de Domingos Martins

11042023-pzzb9243

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

ponte

Terceira Ponte será parcialmente interditada neste sábado (23) para Corrida das luzes