ENBpar: estatal criada por Bolsonaro vai ganhar R$ 4 bi neste ano; conheça

Publicado em 13/09/2021 às 11:35

Compartilhe

95856


source
Itaipu
Divulgação

Itaipu

A nova estatal que foi criada para assumir as funções públicas da Eletrobras terá estrutura “enxuta”, de acordo com o Ministério de Minas e Energia. O governo separou R$ 4 bilhões no Orçamento deste ano para para constituição da Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBpar), que serão usados para aquisição do controle da Eletronuclear e da parte que a Eletrobras possui no capital de Itaipu.

Em nota, a pasta informou que após a constituição, a nova estatai não vai depender dos recursos da União para custeio de despesas. A ENBpar terá sede em Brasília e a contratação será por meio de concurso público, mas com regime CLT. Não foram divulgadas informações detalhadas sobre a estrutura da empresa.

A nova empresa foi desenhada com um modelo de holding. O Ministério da Economia destaca que ela vai deter o capital social e a comercialização da usina hidrelétrica de Itaipu, será a sócia majoritária na Eletronuclear e fará a gestão dos contratos da Reserva Global de Reversão (RGR), firmados até 2016.

Também será responsabilidade da ENBpar a gestão do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), o Mais Luz para Amazônia e o Mais Luz para Todos.

A Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) informa que Itaipu e Eletronuclear representam 27,2% do valor total do ativo da Eletrobras e 5,1% do patrimônio líquido da estatal.

Nova estatal

O decreto para criação da ENBpar foi editado pelo presidente Jair Bolsonaro no domingo. A criação da empresa está prevista na lei que trata da desestatização da Eletrobras e é considerado um passo importante para a venda desta companhia.

A empresa vai assumir os ativos que não serão privatizados no programa de privatização da Eletrobras, como a Eletronuclear e Itaipu Binacional. A criação da ENBpar tem a finalidade de garantir a manutenção sob o controle da União da operação de usinas nucleares, bem como a titularidade do capital social e a aquisição dos serviços de eletricidade da usina hidrelétrica Itaipu Binacional por entidade da administração pública federal.

Veja também

mat-paga-31-07-mundo-mulher-laboratorio

O Surgimento das Startups de Biotecnologia: Pioneirismo em Soluções para a Saúde e o Meio Ambiente

geral-31-07-ft-Marcello-Casal-Jr-Agencia-Brasil-receita-federal-IR

Receita Federal paga hoje 3º lote da restituição do Imposto de Renda 2024

mundo-31-07-Reproducao-AFP-Ismail-Haniyeh

Líder político do Hamas Ismail Haniyeh, é assassinado no Irã

saude-31-07-ft-freepik-vaper

Secretaria de Saúde alerta para riscos do uso dos cigarros eletrônicos pelo público jovem

esportes-31-07-ft-Jordan-Andrade-Kleber-andrade

Kleber Andrade recebe confronto entre Cruzeiro e Fortaleza na próxima segunda-feira (05)

agro-31-07-ft-gov-es-cafe

Estudo internacional destaca potencial de adaptação do café conilon às mudanças climáticas

turismo-30-07-Foto-Divulgacao-Adeturi-tombo-papa-1

Itarana promove 6º Tombo da Papa: celebração da cultura e fortalecimento do turismo

mat-paga-30-07-esportes-pixabay-formula-1

Temporada de 2024 quebra marca de 12 anos na Fórmula 1