Empresário Marcel Carone de mãos dadas com o partido do governador
Publicado em 29/01/2023 às 14:24
Fotos: Instagram
O empresário e ativista capixaba Marcel Carone, ex-presidente estadual do Avante, está próximo de ir para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), partido do governador do estado, Renato Casagrande. Carone se desfiliou há pouco tempo do ex-partido e recebeu convite do próprio Casagrande para ingressar no PSB. Marcel é atualmente assessor especial na Casa Civil e, segundo ele, aguarda orientação do governador sobre onde irá atuar no novo governo.
Carone foi primeiro suplente na candidatura ao Senado do pastor Nelson Júnior, que terminou em quinto lugar na votação de 2022, alcançando 11.787 votos. Na época, o Avante fez parte da coligação com Audifax Barcelos (ex-Rede), mesmo em vontade contrária à do então presidente estadual. O partido teria sofrido intervenção da direção nacional para compor a chapa de Audifax.
“Esse movimento foi determinante para prejudicar o andamento do nosso projeto”, disse Marcel.
O apoio informal do Avante à Casagrande aconteceu ainda no primeiro turno, passando por cima de diretrizes que teriam vindo de Brasília.
“Recebi uma determinação de não caminhar com o governador”, acrescentou o ex-dirigente partidário.
No último mês de dezembro, ele voltou a atuar ao lado de Casagrande e renunciou à presidência estadual do partido.
Nos bastidores, existe a informação de que Marcel possa assumir função estratégica no governo. Isso se daria por sua versatilidade, podendo atuar em diversas áreas.
Marcel Carone comentou quais são seus planos para sua atuação junto ao governo e no futuro partido.
“Meu objetivo é viajar o estado, articular, dialogar e contribuir para fazer com que o partido cresça ainda mais e tenha grandes resultados nas próximas eleições, sem é claro, esquecer de Vila Velha, onde atualmente é o meu domicílio eleitoral. Claro que isso ainda precisa do aval do governador, que é o meu líder, a minha grande referência na política, pelo equilíbrio, competência e capacidade de conviver com o contraditório, dialogando e governando para todos, independentemente de ideologia!”
Carone seguiu falando das suas relações e como isso poderia contribuir num projeto partidário.
“Contribuímos, por exemplo, para que nomes importantes viessem para a política no ano passado, entre eles o jornalista Philipe Lemos, a cantora Bruna Olly e o pastor Nelson Junior, todos com trabalhos reconhecidos nacionalmente. Conseguimos mostrar que dá para fazer com que a política chegue nas pessoas aonde ela tem dificuldade de chegar, mas isso envolve credibilidade, relacionamento e muita sabedoria.”
A dificuldade do Avante em formar chapa para deputado fez Philipe Lemos se filiar ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Isso aconteceu em 4 de abril, último dia permitido pela legislação para inscrição eleitoral. O próprio ex-presidente estadual do Avante foi com Philipe à sede do PDT. Isso teria acontecido após reunião com o governador Casagrande na Residência Oficial.
Carone também falou sobre a atuação no governo.
“Temos condições de gerar resultados importantes para o governo. Tenho boa relação com prefeitos, vereadores, ampla relação com a imprensa, empresários e outros segmentos da sociedade. Sabemos entrar e sair dos lugares.”
Marcel viveu por muitos anos na capital federal, onde tem bom trânsito em diversos setores políticos e sociais.
“Em Brasília, mantenho uma ótima relação com membros dos três poderes, legislativo, executivo e judiciário. Se houver necessidade de fazer articulações no Distrito Federal e eu for convocado, vou contribuir, no que for preciso, para agregar com qualidade lá também”, acrescentou.
Quem acessa o perfil do Instagram de Marcel percebe as relações que ele tem com personalidades importantes (e estratégicas) da capital federal. Ele chegou a receber na residência da sua família, em Brasília, a família do atual ministro da integração nacional, Waldez Góes, a então deputada federal e atual ministra do turismo, Daniela Carneiro, a então secretária da mulher do Distrito Federal, Éricka Filippelli, e o então embaixador da Bélgica no Brasil, Patrick Herman. Esse último esteve no Espírito Santo e se reuniu com o governador Casagrande, além de cumprir agendas com intuito de estreitar as relações do seu país com o Espírito Santo.
“Eu sinto prazer em poder contribuir com o desenvolvimento do Espírito Santo. Lembro que provocamos a vinda do embaixador da Bélgica e foi uma grande satisfação poder acompanhá-lo nas agendas, assim como foi uma grande satisfação poder levar membros do nosso Corpo de Bombeiros, que visava fazer um intercâmbio à época, para almoçar com ele na embaixada. Tivemos oportunidade de fazer a mesma coisa na embaixada de Israel. O então embaixador Yossi Shelley nos recebeu de forma muito fraterna. Relacionamento é um dom. É a nossa grande marca”, finalizou Carone.
Causas Sociais
Marcel é conhecido pela sua luta em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. No estado ele é embaixador Associação Vitória Down, entidade que tem como objetivo social a oferta de serviços que visam a garantia de direitos, a luta política, a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento da autonomia das pessoas com trissomia do cromossomo 21 (T21) ou, como é mais conhecida, síndrome de Down.
No próximo mês, Marcel terá um encontro com a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja. Ele foi convidado para estar em Brasília pela Secretaria Geral da Mesa do Congresso Nacional, onde vai conversar sobre a causa Down.
“Vamos conversar sobre a Vitória Down e agraciar a primeira dama com o título de embaixadora da Vitória Down e, através da Federação Nacional Down, agraciá-la também como embaixadora da causa. Esse tema é suprapartidário e merece o carinho e atenção de toda a sociedade brasileira.”
A bandeira das mulheres também está presente na vida de Carone. A advogada Andreza Colatto, ex-secretária nacional de políticas para as mulheres e ex-presidente do conselho nacional dos direitos da mulher, chegou a escrever, recentemente, uma carta endereçada à secretária de estado de políticas para mulheres, Jacqueline Moraes, indicando Marcel para atuar na secretaria.
“A carta me deixou emocionado. O ambiente político é muito difícil. Não é todo dia que recebemos palavras tão marcantes e de figura tão importante. É preciso confiança! Foi um grande privilégio. Me senti lisonjeado. Tenho enorme respeito e carinho por Jacqueline. Não tenho dúvida que realizará um brilhante trabalho. A causa realmente está muito presente na minha vida e ocupa um grande espaço no meu coração. Estarei sempre de prontidão, como um soldado, para contribuir com o trabalho que ela desenvolve à frente da pasta, mesmo não estando trabalhando diretamente na secretaria.”
Perfil
Marcel Carone tem diploma pela ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra no curso de Política e Estratégia, é embaixador da Vitória Down, Idealizador da 1ª brigada dos bombeiros no Brasil formada por pessoas com Síndrome de Down e Embaixador do projeto “Eu Sei Me Defender” da ex-campeã mundial de Jiu-jítsu e referência nacional no enfrentamento à violência contra a mulher, Erica Paes (Empoderadas – RJ).