Eleitores comemoram vitória de Lula nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano
Publicado em 31/10/2022 às 16:46
Texto e foto: Cícero Modolo
Aos gritos de “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”, militantes e simpatizantes do PT e do candidato Luiz Inácio Lula da Silva começaram a tomar o entorno da Praça Doutor Arthur Gerhardt, na sede de Domingos Martins, e a praça José Henrique Pereira, em Marechal Floriano, por volta das 19h40 de ontem domingo (30). Naquela ocasião, a contabilização de votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já assegurava a vitória do ex-presidente contra Jair Bolsonaro (PL).
Luiz Inácio Lula da Silva venceu o segundo turno das eleições 2022 com 50,90% votos válidos, e será o próximo presidente do Brasil. O atual presidente, Jair Bolsonaro, teve 49,10% dos votos. No Espírito Santo, o atual presidente foi o mais votado, com 58,04% dos votos válidos, contra 41,96% de Lula. Nos municípios das montanhas, o atual presidente também foi o mais votado.
O atual governador Renato Casagrande (PSB), foi reeleito no Espírito Santo, com 53,8% dos votos, contra 46,02% de Manato (PL), no mesmo partido de Bolsonaro. Em diversos municípios da região de montanhas do Espírito Santo, o atual governador do foi o mais votado.
Disputa voto a voto
A campanha do segundo turno durou quatro semanas. Lula e Bolsonaro percorreram o país em busca dos votos dos eleitores indecisos ou que tinham votado em outros candidatos no primeiro turno.
Em um cenário de forte polarização, Lula e Bolsonaro travaram uma “guerra santa” em busca de votos de fiéis religiosos, trocaram acusações de fake news e protagonizaram uma disputa de popularidade com apoios de artistas e recordes de audiência em podcasts e emissoras de TV.