Eleições nos EUA: pesquisa revela divisão entre eleitores em estados-pêndulo
Publicado em 22/10/2024 às 10:48
Foto: freepik
Uma nova pesquisa realizada pelo Washington Post e pela Schar School nos sete estados-pêndulo das eleições americanas — Arizona, Geórgia, Michigan, Nevada, Carolina do Norte, Pensilvânia e Wisconsin — mostra um cenário de eleitores divididos entre a vice-presidente Kamala Harris e o ex-presidente Donald Trump na corrida pela Casa Branca.
Os levantamentos, realizados entre 30 de setembro e 15 de outubro, não apresentaram uma pergunta de confronto direto entre os dois candidatos, mas mediram a disposição dos eleitores em votar em cada um separadamente. Nos sete estados, a porcentagem de eleitores que afirmam que “definitivamente” ou “provavelmente” apoiarão Kamala e aqueles que dizem o mesmo sobre Trump está dentro da margem de erro para cada estado.
Uma pesquisa semelhante do Washington Post-Schar, realizada em maio, também nos estados-pêndulo (exceto a Carolina do Norte), mostrou que o nível de apoio a Trump permaneceu praticamente inalterado desde então. No entanto, a parcela de eleitores que provavelmente apoiarão Kamala Harris pelo Partido Democrata é maior do que aqueles que, anteriormente, disseram que apoiariam o presidente Joe Biden.
A pesquisa ainda indica que cerca de 21% dos eleitores potenciais em estados-pêndulo permanecem indecisos entre Kamala e Trump. Este grupo inclui, em grande parte, eleitores mais jovens e eleitores de minorias raciais.
Fonte: CNN Brasil