EDP instala poste em calçada movimentada em Marechal Floriano
Publicado em 15/02/2017 às 11:42
Uma calçada, numa rua de acesso à um bairro, onde os moradores a utilizam para irem para casa ou seguirem para o centro da cidade de Marechal Floriano, está tendo o seu espaço de passagem reduzido com a instalação de um poste de luz pela distribuidora EDP.
O fato chamou a atenção de muitos moradores que consideraram equivocada a iniciativa da empresa. Já existe em outra rua da cidade o mesmo problema, inclusive, neste caso, como a calçada é estreita, os pedestres são obrigados a passar pelo meio da rua, já que o poste ocupa o espaço total.
O ferroviário aposentado José Moacyr Borgo, que reside próximo do local onde está sendo implantado o poste de concreto e de ferragens, ao lado do antigo de madeira, que estava fora da calçada, disse que jamais se deparou com uma situação semelhante nesta cidade. “Que absurdo um poste neste local”, disse.
“Ficou no meio do caminho e atrapalhará os idosos e principalmente as senhoras procedentes da creche empurrando os carrinhos com bebês”, afirma o morador da mesma rua, Nilson Pires, lembrando que não havia outro poste antes daquele. “O de madeira estava ao lado e apodrecido e retirá-lo foi uma iniciativa legal”, comentou.
Morador próximo, o aposentado José Carlos Pereira comentou que o poste na calçada terá a função negativa de reduzir o espaço para os transeuntes do bairro. “A calçada serve à muitos moradores e todos observarão. Certamente não gostarão do que estão vendo”.
A EDP informa que a instalação ou relocação de postes, como no referido caso, segue as Normas Brasileiras quanto aos critérios de elaboração de projetos de redes de distribuição de energia elétrica.
A concessionária esclarece ainda que para o caso de instalação de postes nas vias públicas definidas por “guias ou meio-fio” segue a delimitação já existente. Nos locais onde não existem “guias”, a empresa solicita às Prefeituras Municipais a definição de “futuro alinhamento”, para garantir o posicionamento correto dos postes.