Duas locomotivas reaparecem em Marechal Floriano
Publicado em 07/04/2018 às 11:39
Surpresa agradável… Assim foi considerado por grande número de moradores de Marechal Floriano, o ressurgimento de duas locomotivas, vistas na manhã neste sábado (07), estacionadas, como antigamente, na linha principal, na antiga estação ferroviária, atual Casa de Cultura Clara Luíza Hulle Pereira.
Moradores acreditam no retorno dos trens. Funcionários da ferrovia paralisada no ano passado, e ainda condutores das máquinas nesta viagem de hoje, se encontravam pela manhã numa antiga residência da Estrada de Ferro Leopoldina, empresa que após muitos anos passou o sistema para a Ferrovia Centro Atlântica.
Na manhã deste sábado as duas locomotivas estacionadas na antiga estação surpreenderam os moradores e visitantes que não as vêm desde o ano anterior. Muitos vagões que se encontram abandonados ao longo da estrada férrea, possivelmente retirados pelas máquinas a partir de hoje.
Somente nesta cidade há 15 vagões estacionados em um desvio de manobras. Os maquinistas das duas locomotivas, que estão no antigo imóvel, não sabem se haverá retorno dos trens de turismo ou também dos que funcionam nos carregamentos de eucalipto.
Para o ferroviário aposentado Aldemir Nascimento, o retorno dos trens de carga seria importante, principalmente para reduzir a movimentação das carretas na Rodovia BR-262, que passaram a transportar o eucalipto. “Pelo menos o movimento na pista iria passar por uma redução importante e, automaticamente, os buracos que surgem no piso seriam em menor quantidade”.
Para o comerciante Saulo Viçosi, é necessária a volta da movimentação de trens de carga e turismo, na estrada férrea pelas montanhas do Estado. “Seria uma oportunidade para o morador da Grande Vitória conhecer a região em um trem de turismo e para nós mesmos, mais tranquilidade na pista da BR-262”.