Dono de jornal é agredido verbalmente por prefeito eleito em Guarapari

Publicado em 20/12/2016 às 11:25

Compartilhe

O prefeito eleito de Guarapari e atual deputado Estadual, Edson Magalhães Figueiredo (foto), agrediu verbalmente o diretor executivo do jornal Folha da Cidade, Hamilton Garcia, ao fim de uma coletiva de imprensa. O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado do Espírito Santo (Sindijores), divulgou uma “Nota de Repúdio e Solidariedade” ao jornal, contra a atitude do prefeito eleito.

Hamilton foi agredido verbalmente, quase fisicamente, e ameaçado pelo prefeito eleito de Guarapari. A agressão foi gratuita, uma vez que não houve nenhuma provocação, como mostram as imagens veiculadas em uma TV local.

De acordo com matéria publicada no site do jornal, “tal ato atingiu não apenas a honra de Hamilton, mas também questionou a credibilidade deste veículo de comunicação, que há 12 anos exerce a atividade jornalística com responsabilidade e ética no município”.

Edson teria iniciado seu descontrole alegando que o jornal noticiou, por meio do seu site em 1º de outubro, a possibilidade dele não assumir a Prefeitura de Guarapari por pendências na Justiça. Na época, segundo o jornal, o então candidato foi procurado para comentar o assunto antes de a matéria ser publicada.

“Quando a perda dos direitos políticos foi retirada do processo e Edson confirmou o seu direito de assumir o cargo e ser diplomado, o jornal noticiou o fato e por seguidas vezes. Também procurou o prefeito eleito para que ele mais uma vez comentasse a situação, mas, por fim, a assessoria do deputado informou que ele não tinha o interesse de atender a nenhuma demanda do Folha da Cidade. E, que, qualquer informação a respeito dele, o jornal deveria procurar o Tribunal de Justiça”, informou matéria do site do jornal.

O esclarecimento feito pelo jornal em seu site afirma que o veículo de comunicação matem seu compromisso de informar a população de Guarapari os fatos relevantes do município com qualidade e isenção. “Falaremos sim da Administração Municipal, seus projetos e realizações, com a mesma liberdade que também apontaremos os erros que porventura forem cometidos. Esperamos que não haja nenhum, pelo bem de toda sociedade”.

Confira na íntegra a Nota de Repúdio e Solidariedade do Sindijores:

“O Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado do Espírito Santo manifesta o seu mais vigoroso repúdio à agressão verbal cometida, em local público, pelo deputado e prefeito eleito Edson Magalhães, em que foi vítima o diretor do jornal “Folha da Cidade”, de Guarapari, Hamilton Garcia Ribeiro, ocorrida na última quarta-feira, dia 14 de dezembro.

Atitudes como essa demonstram despreparo para o exercício de funções públicas e um desrespeito aos princípios de civilidade e de convivência que devem prevalecer na prática da democracia. Representam também uma agressão à Liberdade de Imprensa.

Este Sindicato, ao mesmo tempo, manifesta a sua solidariedade ao diretor do jornal “Folha da Cidade”, reafirmando a convicção de que a luta em defesa da Liberdade de Imprensa deve ser sempre a principal bandeira dos brasileiros que acreditam e defendem os valores da democracia e do estado de direito”.

Veja também

acidente_teofilo_otoni03

Motorista de carreta envolvida em acidente se apresenta à polícia

WhatsApp Image 2024-12-23 at 09.31.15

Iema combate cativeiros ilegais de fauna em Aracruz

1374

O agronegócio brasileiro alcança um recorde: 300 mercados abertos em menos de dois anos

snapinsta.app_471430801_18053718914509012_4997223748923940646_n_1080

Queda de ponte entre Tocantins e Maranhão deixa 16 pessoas desaparecidas

detran

Detran|ES divulga calendário de vencimento do Licenciamento 2025

estudante freepik

Espírito Santo alcança seu melhor desempenho na OBMEP 2024

Afonso-claudio

Fortes chuvas destroem ponte provisória e derrubam barreira em Afonso Cláudio

arte e cronica

A Mega da Virada e o sonho brasileiro