Dirigente do Hamas viaja à Rússia para discutir maneiras de “interromper” a guerra em Gaza, diz agência
Publicado em 23/10/2024 às 14:42
Foto: Freepik
Um dirigente do Hamas, Moussa Abu Marzouk, viajou para Moscou nesta quarta-feira (23) à frente de uma delegação para discutir formas de “interromper” a guerra entre Israel e o grupo palestino em Gaza, segundo informações da agência de notícias AFP. Marzouk, que integra o gabinete político do Hamas e é sediado no Catar, se reunirá com autoridades russas para tratar de “maneiras de deter a agressão e o conflito em Gaza e na região”. Ele também discutirá os esforços russos para promover a unidade entre as facções palestinas, informou uma fonte anônima.
Reconhecido por sua postura pragmática em negociações, Marzouk é visto como aberto a discutir um cessar-fogo de longo prazo com Israel. Recentemente, o Hamas considerou nomear uma liderança coletiva após a morte de Yahya Sinwar, líder da organização em Gaza, por forças israelenses na semana passada.
A guerra em Gaza, iniciada em 7 de outubro de 2023, já resultou na morte de 1.206 pessoas, em sua maioria civis, além de 251 sequestros, conforme dados oficiais israelenses. Até o momento, 97 pessoas permanecem cativas em Gaza, com 34 delas declaradas mortas pelo exército de Israel. A ofensiva israelense em Gaza, onde viviam 2,4 milhões de pessoas antes do conflito, já provocou 42.792 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde controlado pelo Hamas, números considerados confiáveis pela ONU.
Fonte: G1