Dia Especial em Pecuária Bovina foi realizado em Alfredo Chaves

Publicado em 15/09/2019 às 11:45

Compartilhe

Atendendo a uma demanda dos produtores de leite, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou o Dia Especial em Pecuária Bovina de Alfredo Chaves. O evento, realizado no Parque de Exposições Agropecuárias Reginaldo Roque Giori, contou com a presença de 328 pessoas vindas de diversos municípios do estado. A maioria, membro da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves (Clac).

João Medeiros Neto, coordenador do Escritório Local de Desenvolvimento Rural (ELDR) do Incaper em Alfredo Chaves explicou o motivo da realização do evento. “Devido à demanda trazida pelos cooperados, em atenção especial às instruções das normativas, e às exigências sanitárias e fiscais. Também pela busca por alternativas de alimentação de baixo custo e de boa qualidade para os animais, para suprir os períodos mais críticos do ano. Além disso, é importante destacar a importância da Cooperativa para região, que tem o leite como uma das principais fontes de renda para as famílias”, disse.

O Dia Especial teve palestra sobre “Implantação, Manejo e utilização dos BRS Capiaçú” com o extensionista do Incaper, Abner Luiz Castelão Campos da Fonseca. “O BRS Capiaçú é um capim lançado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e que possui grande potencial para pecuária do Espírito Santo, já que a silagem desse capim constitui uma alternativa mais barata no período da seca, tendo efeito direto na diminuição do custo de produção do seu sistema”, disse o coordenador do ELDR de Alfredo Chaves.

A segunda palestra foi sobre “Como obter leite com qualidade”, com Robertson Valadão, engenheiro agrônomo e Secretário de Agricultura de Cachoeiro de Itapemirim. “Os participantes puderam aprender as técnicas e a importância de produzir leite com qualidade. Conheceram as exigências da legislação, os cuidados no manuseio do leite, principalmente através da higiene na ordenha, dos equipamentos e das instalações, como também dos produtos. Uma simples mudança de baixo custo no curral de uma pequena propriedade é suficiente para obter leite com qualidade”, acrescentou João Medeiros Neto.

A terceira palestra foi sobre “Instruções normativas 76 e 77 do Mapa”, ministrada por Ederson Gomes, médico veterinário e auditor fiscal federal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O palestrante detalhou as minúcias das normativas 76, que é o regulamento técnico do leite cru refrigerado, pasteurizado e pasteurizado tipo A. Explicou também a normativa 77, sobre a inspeção sanitária da obtenção, acondicionamento e transporte do leite cru, até a recepção em estabelecimento registrado no serviço de inspeção oficial, além de abordar a sanidade do rebanho, boas práticas agropecuárias, coleta e transporte do leite e análise e seleção pelos laticínios.

“O evento foi esclarecedor e informativo, tanto da nova legislação como da nova opção de variedade de capim para alimentação do rebanho da pecuária de leite. O evento teve uma abrangência regional e atraiu produtores de leite de outros municípios, superando as nossas expectativas”, acrescentou João.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido