Dia 1 de maio acontece o 15°Caminho do Imigrante

Publicado em 28/04/2018 às 12:10

Compartilhe

Para lembrar o caminho percorrido por imigrantes italianos, antepassados de boa parte da população do Espírito Santo, acontece no dia 1° de maio, o 15º Caminho do Imigrante, entre os municípios de Santa Leopoldina e Santa Teresa.

O “Caminho do Imigrante” segue a estrada Bernardino Monteiro, inaugurada em 1919. Ela foi construída obedecendo ao traçado da antiga trilha aberta pelos italianos que colonizaram e fundaram Santa Teresa no século XIX.

O percurso é de cerca de 28 km e para a definição do itinerário são consideradas as descrições contidas nos documentos históricos do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) e informações que estão em livros como “Karina”, de Virginia Tamanini, e “Canaã”, de Graça Aranha, que possuem referências a esse percurso.

Nestas leituras os italianos são identificados por abrirem a estrada “no braço” e enfrentarem muitos desafios, como o aparecimento de animais ferozes e a diferença do clima, muito mais úmido que na Itália.

O ponto de partida da caminhada será na praça central de Santa Leopoldina, próximo às margens do rio Santa Maria da Vitória, local onde, em 1857, mais de 12 mil imigrantes chegaram para colonizar a região.

De acordo com a Prefeitura de Santa Leopoldina, às 6 horas será servido um café da manhã, às 6h45 será dada a partida para os ciclistas e às 7 horas para os andarilhos, partindo da Praça da Independência.

Atenção ciclistas

Caminho do Imigrante 2017

Dia 1 de maio acontece o 15 Caminho do Imigrante 02A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que não será permitido descarregar as bikes em frente à praça de concentração. As opções são os estacionamentos próximos ao posto de gasolina e atrás do Ginásio de Esportes.

Trânsito

Para garantir a segurança dos participantes do Caminho do Imigrante, o trânsito estará interditado na Rodovia Bernardino Monteiro (ES-080), até às 12 horas.

Águas, frutas e outros gêneros alimentícios serão comercializados ao longo da Rodovia por comerciantes de Santa Leopoldina e Santa Teresa.

Percurso

Caminho do Imigrante 2017

Os participantes passam pela Cachoeira Véu da Noiva, Curva do Violão, Entrada de Valsugana Velha e muitos outros locais onde a natureza dá o tom da caminhada. O ponto final será no Centro de Eventos (Parque de Exposições) de Santa Teresa, geralmente com distribuição de polenta e de frutas.

É fundamental o uso de roupas leves e confortáveis, chapéus, bonés e filtro solar. Recomenda-se levar garrafinhas para a hidratação durante o percurso, no entanto não deve-se descartar copos e garrafas pelo caminho.

Inscrição

A inscrição para o evento é obrigatória e só será feita pelo site www.caminhodoimigrante.es.gov.br.

De Santa Teresa para Santa Leopoldina

Ônibus sairão às 5 horas da Praça Duque de Caxias, próximo à Polícia Militar. Serão 10 ônibus para transportar os caminhantes até Santa Leopoldina. Dois veículos para resgate dos caminhantes que não conseguirem concluir o percurso serão disponibilizados.

Veja também

aviao_explode_em_ubatuba_sp

Piloto morre após queda de avião em Ubatuba

Rodrigo Schena_Raisa Haig

Começam as obras de reforma do Centro Cultural Carmélia

chuva-3

Detran|ES orienta proprietários de veículos que perderam a placa na chuva

mcam20022020-4

Receita esclarece que não cobrará imposto por Pix

10489

Retrospectiva 2024: educação capixaba destaca com ações de apoio psicossocial e combate à evasão escolar

batata_baroa_freepik

Passo a passo para produzir mudas de batata-baroa com qualidade

WhatsApp Image 2025-01-07 at 15.01.23

Saúde conta com novo Zé Gotinha para auxiliar em estratégias de vacinação em todo Estado

2150238984

Estudo investiga a relação entre padrões alimentares e obesidade entre trabalhadores rurais de Santa Maria de Jetibá