Deslizamento de terra destrói parte de loja em Afonso Cláudio
Publicado em 21/01/2018 às 17:19
“Deus já me deu mais do que mereço e, portanto, esse prejuízo não me abala. O deslizamento ocorreu em horário não comercial e ninguém ficou ferido, Graças a Deus”. Estas foram as palavras do otimista Gilvan Pires Ramos, proprietário da Gilvan Pneus e Autopeças, situada no Bairro Campo Vinte, em Afonso Cláudio, região serrana do Estado.
Segundo informações o deslizamento ocorreu por volta das 4h30 de hoje (21). O barulho acordou moradores vizinhos à construção, que ficaram assustados. “Eu sempre faço minha caminhada para o trabalho na madrugada e, quando passei pelo local, ouviu alguma coisa tipo trovão e de algo sendo amassado. Olhei pra trás e não vi nada, já que o deslizamento aconteceu na parte mais alta, atrás da loja,” relatou José Carlos Machado.
O local atingido serve de depósito de peças e outras finalidades. Uma parede de concreto foi ao chão e muitas peças, pneus e outros produtos da loja ficaram destruídos. Apesar de tristes, Gilvan e seu filho Rafael, que ajuda administrar a loja, relataram que o prejuízo material é o que menos importa. “A vida é mais valiosa. O que interessa é que ninguém se feriu,” disse.
A empresa Bragato estava no local com seus caminhões e funcionários, além de muitos outros voluntários que se juntaram aos proprietários para a remoção dos entulhos e do que sobrou das peças. Uma proteção metálica impediu a terra de chegar até o centro da loja, onde possui balcões de peças, instalação de som, serviço suspensão e mecânica. A solidariedade dos amigos deu ânimo ao empresário e está fazendo a diferença em meio a toneladas de entulho.
Esse deslizamento deve servir de alerta para os órgãos responsáveis pela construção da contenção de talude na rua que dá acesso à Estação de Tratamento da Cesan, onde uma Rua estreita está sem proteção, com grande risco de deslizamento, que pode causar uma tragédia. A contenção devia ter sido concluída em 2016, e, segundo a administração municipal, faltou dinheiro do governo para a conclusão. O órgão responsável garante que os serviços retornam em fevereiro, com previsão para terminar em outubro. O povo daquele Bairro pede urgência, antes que seja tarde demais.