Defesa Civil emite alerta de novas chuvas nas montanhas capixabas para o fim de semana
Publicado em 10/01/2025 às 17:25
Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação
As fortes chuvas continuam provocando estragos em diversas regiões do Espírito Santo, com alagamentos, deslizamentos e a elevação do nível dos rios nesta sexta-feira (10). Municípios das regiões norte, sul e serrana enfrentam os impactos, enquanto a Defesa Civil mantém alerta para novas precipitações de chuvas nos próximos dias.
Nas montanhas capixabas, o Braço Sul do rio Jucu transbordou, afetando o município de Marechal Floriano. Já o Braço Norte do rio Jucu também alagou diversas regiões de Domingos Martins, como como Melgacinho, Ponto Alto e Melgaço. Alagamentos também foram registrados em áreas próximas, complicando o deslocamento e a rotina dos moradores. Os níveis dos rios na região continuam ao nível de alerta alto e ruas estão alagadas em Marechal Floriano.
O cenário na região do Caparaó é igualmente preocupante. Com rios que alimentam bacias hidrográficas importantes, como Itabapoana, Itapemirim e Doce, a força das águas tem causado inundações em áreas urbanas e rurais. Já no norte do estado, o município de Linhares lida com ruas alagadas e a expectativa de uma possível elevação do rio Doce, impulsionada pelas chuvas nas cabeceiras dos rios Manhuaçu e Guandu, em Minas Gerais.
Na região sul, cidades como Cachoeiro de Itapemirim enfrentam deslizamentos de terra e alagamentos em áreas mais baixas. A água que desce de municípios vizinhos, como Iúna e Alegre, agrava ainda mais a situação. Outras localidades da bacia do rio Muqui, como Mimoso do Sul e Muqui, também relatam dificuldades.
Previsão para os próximos dias
A Defesa Civil estadual emitiu um novo boletim meteorológico nesta sexta-feira (10) que a tendência é de chuvas contínuas na maioria do estado ao longo do dia. Nesta sexta-feira, as regiões norte e central devem registrar acumulados significativos de chuva, podendo variar entre 50 e 90 mm, com possibilidade de até 110 mm em pontos isolados.
Nas áreas serranas, a previsão é de precipitações entre 10 e 30 mm, com risco de eventos isolados, de até 50 mm. Domingos Martins e Marechal Floriano devem registar uma média de 12 mm ao longo do dia
Já sábado (11) a intensidade das chuvas diminui, especialmente na faixa leste do estado, onde a probabilidade de precipitação é baixa. No entanto, no oeste do Espírito Santo, áreas como a Região Serrana e Caparaó podem registrar acumulados de até 20 mm.
Com o solo já saturado pela quantidade de água recebida nos últimos dias, o risco de novos alagamentos e deslizamentos permanece alto. Autoridades orientam a população a evitar áreas próximas a encostas e rios, além de se manter atenta aos alertas meteorológicos e da Defesa Civil.