POMERANA

Coluna Pomerana

Curiosidades históricas: A Casa de Taipa

Publicado em 02/12/2019 às 17:02

Compartilhe

Localizada em Testo Alto, essa “Casa de Taipa” foi construída pela família Pomerana Lümke. Os bisavôs de Helmuth Lümke foram os imigrantes que, inicialmente, moravam em Blumenau e depois decidiram se mudar para Rio do Testo (Pomerode).

casa1

Primeiramente construíram um rancho com cobertura de folhas de palmeira e, segundo relatos, a Casa de Taipa foi “levantada” posteriormente no ano de 1898. Toda a construção foi feita artesanalmente, desde o fundamento de pedras que auxilia no isolamento da umidade, como o telhado de tabuinhas de madeira (Schindeln), os quais mais tarde foram substituídos por telhas de cerâmica.

 

Construída com ferramentas da época, como machados, machadinhos e serras manuais, sua técnica construtiva enxaimel foi trazida do velho continente europeu. Seu diferencial histórico está centrado, principalmente, no fechamento da estrutura de madeira, que, nesse caso, ao invés dos tradicionais tijolos aparentes, foi feito com barro, areia, capim seco e água (em alguns casos era usado o estrume de vaca para fazer a liga). Tudo era misturado, formando uma arga-massa.

casa3A casa, na parte inferior, é onstituída de três cômodos (cozinha, sala e um quarto) e na parte superior há um sótão que servia para armazenar a colheita de café e arroz. As janelas são grandes, o que permite boa iluminação dos ambientes.

Outra curiosidade da casa é a sala, que apresenta o maior cômodo e onde a família recebia as visitas e onde também aconteciam as festas da família (casamentos e os bailes – Hausball). Várias gerações da família Lümke viveram na casa. Anos mais tarde uma das filhas do senhor Helmuth Lümke resolveu construir uma nova residência que traria maior conforto à família. Hoje o imóvel continua aos cuidados dos descendentes, mas está fechado para visitação. No seu interior ainda de encontram alguns móveis de época, como armários e camas centenárias, fotos antigas, e uma antiga Hochzeitskiste (baú de casamento), fixada acima do quarto do casal. A casa é a única da Rota do Enxaimel construida com a técnica do preenchimento de taipa, sendo que, atualmente, em Pomerode restam poucas construções com essas características.

casa4

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo

Últimos artigos de Coluna Pomerana

Relatos, Memórias e Retratos da nossa história – Parte I

Como as mulheres se vestiam no século XIX

Comunidades livres e escolas pomeranas – Parte II

Os pastores, as comunidades livres e as escolas pomeranas em São Lourenço do Sul – Parte I

Vila Neitzel: a maior comunidade pomerana de Minas Gerais