Cultura do palmito pupunha é discutida em dia campo em Marechal Floriano

Publicado em 21/04/2019 às 10:58

Compartilhe

Mais de 70 pessoas participaram do dia de campo da pupunha em Marechal Floriano. A realização foi do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e aconteceu na propriedade do produtor Elizeu Huber. O objetivo da atividade foi apresentar técnicas para o plantio da palmeira.

A programação contou com a estações sobre mudas, plantio, condução e tratos culturais da cultura da pupunha, com o extensionista do Incaper Raoni Ludovino de Sá; consórcio da pupunha e café e seus benefícios, com o pesquisador do Incaper João Batista Araújo; colheita e semi-processamento do palmito pupunha, com o produtor Elizeu Huber e Agroindústria Familiar- processo de adequação para regularização da produção do palmito pupunha, com a química Simone Lage.

Segundo o extensionista do Incaper e um dos organizadores do dia de campo, Ubaldino Saraiva, o município se destaca por ter 120 mil hectares da palmeira pupunha plantada e uma produção de 350 toneladas por ano. Isso se deve à produção ser feita em consórcio com café.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

“Estamos trabalhando há alguns anos para que o produtor tenha quatro ou cinco atividades na propriedade para segurar a produção. Com isso, na hora que um produto estiver ruim no mercado, você tem outra opção para vender. Isso equilibra a questão financeira”, disse Saraiva.

O período da semana santa é uma época que se tem bastante procura pelo palmito no município e nos outros períodos do ano a produção é distribuída na feira municipal, restaurantes, feiras da Grande Vitória e por produtores que entregam nas casas dos consumidores.

“O evento foi positivo porque o produtor rural acredita no Incaper e nosso objetivo junto com a pesquisa é levar conhecimento para os agricultores fortalecendo a atividade rural não só em Marechal Floriano, mas em todo Estado. Nosso papel é levar tecnologia ao campo para que possamos produzir com segurança, preservando o meio ambiente e protegendo o solo”, afirmou.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido