Culto em cemitério ornamentado no Dia de Finados em Campinho amanhã (02)
Publicado em 01/11/2016 às 18:24
Um cemitério idêntico a um grande jardim florido. É assim que pode ser considerada a necrópole da Igreja Luterana de Campinho, sede de Domingos Martins, onde, desde 2 de novembro do ano passado até a data de hoje (01), foram sepultados 22 mortos. Amanhã, Dia de Finados, o cemitério estará totalmente ornamentado.
Flores de várias espécies, como rosas, dálias, palmas, crisântemos, copos de leite, antúrios, gérberas e outras, cultivadas no município e fora, são comercializadas na calçada da principal via do centro de Campinho a preços módicos. “Há dez anos participo deste sistema de comercialização, que termina no embelezamento do cemitério”.
Quem afirma é Michele do Nascimento, que nesta data comercializa flores na Praça Doutor Arthur Gerhardt. “Estarei sempre aqui para vender os meus buquês coloridos para enfeitar o cemitério da cidade, que mais parece um jardim nesta data importante”, disse.
Para a floricultora Ana Paula de Souza Padilha, vender flores na véspera e no Dia de Finados tornou-se uma obrigação. “Temos propriedade em Costa Pereira, Marechal Floriano, mas trazemos as flores de Pedra Azul, onde encontramos valores abaixo do mercado para repassarmos esta situação ao comprador”, disse.
O diretor do cemitério de Campinho, Ilmar Lampier, da comunidade luterana, comentou que amanhã (02) haverá um culto no interior do cemitério, como ocorre há décadas, fazendo parte do calendário luterano desta cidade. “O pastor Eloir Ponat e os músicos luteranos prometem um culto mais que especial”, disse.