Gastronomia
Crostatta siciliana
Publicado em 28/02/2020 às 16:41
Um casal de amigos de longa data convidou a mim, minha esposa e outros dois casais para nos reunirmos e almoçarmos em sua nova casa, situada na região conhecida como “Chapéu”, próximo à sede do município de Domingos Martins.
Ficou combinado que a dona da casa iria nos brindar com uma saborosa costela bovina “a sua moda” e que eu levaria uma sobremesa. Depois de uma apetitosa pesquisa, escolhi esta “Crostatta siciliana”.
Estava um dia lindo e, juntando com a beleza da região, sua mata e seu bucolismo, chegamos à casa recém construída, com muito bom gosto e decorada com todo o esmero do mundo, sendo recepcionados com o carinho e a alegria que lhes são peculiares.
Conversamos bastante, degustamos alguns excelentes vinhos e petiscos, culminando na “costela”, maravilhosa, desmanchando na boca! Na sequência serve a sobremesa e, para encerrar, tomamos um café de qualidade e uma cachacinha idem.
A seguir a receita da sobremesa que, modéstia à parte, ficou muito boa!
Massa – 400g de biscoito Maria ou Maisena, 250g de margarina; recheio – um pote de “chimia” (500g), uma caixinha de leite condensado (395g), 2 ovos, uma colher de chá de essência de baunilha, 1 colher de sobremesa de canela em pó, 150g de uvas passas sem caroço ou de frutas cristalizadas ou de gotas de chocolate.
Prepare a massa: triture no processador o biscoito e adicione a margarina derretida no micro-ondas, até formar uma farofa úmida; espalhe e pressione no fundo e nas laterais de uma forma com fundo removível; leve ao forno preaquecido por 15 minutos, até a massa secar um pouco.
Prepare o recheio: bata no liquidificador o leite condensado, a “chimia”, os ovos, a baunilha e a canela, até homogeneizar bem; despeje na forma com a massa e distribua as passas ou as frutas cristalizadas ou as gotas de chocolate sobre o creme; leve ao forno novamente até o creme ficar firme. Deixe esfriar e então está pronto para servir.
Bom proveito e até a próxima!