Arte, Crônicas e Poesia
Crônica: Mancebo por Kássio Barreiros Paiva
Publicado em 30/08/2024 às 11:40
Quem disse a frase “Cunhado não é parente, cunhado é agregado!”, de longe não conhece o meu cunhado, que é parente sim, não de sangue, mas de coração! Desde que o conheci, na década de 1980, se tornou o meu amigo “Mancebo”, cujo adjetivo da palavra, é aquele que está na juventude, ainda moço, definição mais acertada para o meu cunhado é impossível, pois ele é assim mesmo, porém, quanto ao substantivo não, pois ele não vive amancebado, é muito bem casado.
Mancebo é muito brincalhão, pra começar ele sempre diz que: — “Se cunhado fosse bom, não começava com c…”,piadista nato, adorar sorrir, e fazer os outros rirem também. Quando namorava a sua irmã, ele vivia fazendo consertos diversos para os amigos, de rádio a televisão, eletrodomésticos em geral, por ser entendido no assuntoconseguia resolver tudo, e para carregar as ferramentas de trabalho, usava uma caixa metálica pequena, a famosa caixinha de “bligue-blogue”.
Certa vez, à noite, na esquina perto de sua casa, uma turma de colegas conversava animada, ele chegou de mansinho, ouviu um pouco da conversa, e do nada saiu correndo, dizendo que dentro da caixa tinha uma bomba, não sobrou nenhum pra contar a história, todos correram para bem longe, só depois do fato esclarecido, voltaram para o mesmo lugar, a gargalhada foi geral.
Na década de 1980, quando trabalhei num banco, localizado no centro da cidade, havia comprado nas Lojas Americanas, algumas barrinhas de chocolate, nessa época essas barrinhas vinham com uma lâmina de papelão na embalagem, eram clássicas, e muito mais gostosas que as atuais. Quando estava vindo para casa, peguei o mesmo ônibus que ele, que se sentou ao meu lado, tirei da mochila uma barrinha para comer, por educação ofereci uma para ele, e para a minha surpresa ele aceitou, e era justamente a única barrinha de chocolate branco, a que eu mais gosto kkkkkk, até hoje me lembro disso, e ele também!
Foi agraciado por Deus com uma inteligência excelente, por ser autodidata aprendeu sobre os mais diversos assuntos,elencarei os que me lembro: astronomia, astrologia, física, matemática, química, quiromancia, tarologia — que se transformou em sua profissão —, além das línguas estrangeiras, alemão, que fala e lê bem, espanhol e inglês que consegue ler sem problemas.
Quem acha que os laboratórios do Professor Pardal – personagem da Walt Disney, e do Dexter – personagem do Cartoon Network Studios, são os mais bens equipados, com todas as ferramentas e máquinas necessárias para qualquer reparo, não conhece o seu laboratório, a máquina que você pensar, ele tem, e não vou nem relacionar, pois com certeza esquecerei o nome de muitas.
Esse é o meu cunhado hiper-mega-ultra legal! E quanto a você, meu nobre e estimado leitor, tem um cunhado gente boa assim?
Kássio Barreiros Paiva- 04/07/2024