CRAS de Domingos Martins promove revisão cadastral para famílias de baixa renda

Publicado em 25/02/2024 às 11:22

Compartilhe

CRAS-DM

Texto: Bruno Caetano / Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Domingos Martins (SECMADS) está intensificando a realização de ações de atualização e revisão cadastral nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Pedra Azul, Sede e Ponto Alto nos meses de fevereiro e março.

O Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) desempenha um papel crucial na formulação de políticas públicas em âmbito nacional, estadual e municipal. Mais do que uma simples base de dados para famílias de baixa renda, cadastro é um instrumento que identifica e caracteriza famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

O sistema permite fornecer uma compreensão detalhada da realidade socioeconômica dessas famílias, abrangendo informações sobre o núcleo familiar, características do domicílio, formas de acesso a serviços públicos essenciais e dados individuais de cada membro familiar.

O CRAS informou que a iniciativa de atualização cadastral irá aprimorar as informações fornecidas pelas famílias durante a entrevista, corrigindo possíveis inconsistências na composição familiar, renda ou vínculo empregatício. Isto contribui para a precisão das informações no Cadastro Único, garantindo uma base de dados confiável.

A revisão cadastral é direcionada às famílias com cadastros desatualizados há mais de dois anos. Com as informações atualizadas, as famílias de baixa renda, as quais são o público-alvo dos programas sociais, podem ter prioridade no acesso a esses benefícios.

Quem precisa atualizar?

Famílias inscritas no Cadastro Único que participam de programas e serviços mencionados anteriormente, que possuem cadastros desatualizados por 24 meses ou mais. Isso inclui também as famílias unipessoais, compostas por apenas um integrante. Mudanças de endereço, número de telefone e alterações na composição familiar, como nascimento, falecimento, casamento e adoção, exigem pronta comunicação ao setor do Cadastro Único.

O CRAS da Sede (na antiga LBA) opera das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a quinta-feira. Já o CRAS Ponto Alto atende das 9h às 12h e das 13h às 15h30, especificamente às quintas-feiras. O CRAS de Pedra Azul, localizado ao lado do depósito do Supermercado Canal, está disponível das 8h às 12h e das 13h às 16h, atendendo à comunidade nas segundas e sextas-feiras.

Em caso de dúvidas acerca da localização desses postos de atendimento, entre em contato com a coordenação do Cadastro Único nos números: 27 3268-3451 e 27 996269642.

Veja também

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025