Covid-19: 91,20% da população acima dos 18 anos no Estado já receberam a primeira dose da vacina

Publicado em 05/10/2021 às 16:30

Compartilhe

WhatsApp-Image-2021-08-28-at-18.33.22-1

Texto: Governo ES / Foto: DIvulgação

O Governo do Espírito Santo tem investido no controle da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) em todo território capixaba. E os dados da vacinação contra a doença mostram que o esforço de todos os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) em prol da imunização surtiram resultado: 91,20% da população acima dos 18 anos já receberam a primeira dose.

O dado representa que pouco mais de 2,7 milhões de capixabas acima dos 18 anos já iniciaram o processo de imunização contra a Covid-19, segundo dados do Painel Vacina e Confia e da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), desta terça-feira (05).

“Nós temos uma cobertura que já ultrapassa 90% da população adulta com a primeira dose da vacina e esta é a principal aposta do Governo no enfrentamento à pandemia. Temos uma estratégia de plena vacinação no Estado, de plena oferta e praticamente todos os municípios estão ofertando vacinas à livre demanda. Precisamos que a população tenha uma adesão mais significativa neste mês de outubro para que consigamos alcançar toda a população coberta pela vacina”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em pronunciamento, nesta terça-feira (05).

Ainda de acordo com os dados do Painel Vacina e Confia, o Estado apresenta uma cobertura de segunda dose (D2) de 59,21%.

Cobertura vacinal dos adolescentes acima dos 50%

A vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes de 12 a 17 anos teve início em todo território do Espírito Santo, no último dia 23 de setembro. Em menos de duas semanas, 54,09% do público já foi vacinado com a primeira dose.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, o Estado tem orientado os municípios com objetivo de ampliar ainda mais esse número.

“É uma adesão muito importante à campanha de vacinação contra a Covid-19. Estamos orientando os municípios que realizem ações de vacinação nas escolas públicas e privadas para melhorarmos ainda mais a nossa cobertura, uma vez que é um bom começo e precisamos ampliar, tanto para completar 100% quanto para dar início à aplicação da segunda dose mais adiante”, disse a coordenadora.

Dose de reforço

Em relação às doses de reforço, Danielle Grillo ressalta a importância dos idosos e dos imunossuprimidos procurem o serviço de saúde de sua cidade para recebê-las. E agora também, os trabalhadores da saúde. Os dados apontam a cobertura de 45,56% do público apto à dose de reforço dos idosos.

“É a dose que amplificará ainda mais a resposta imunológica contra a doença e precisamos garantir a adesão deste público à dose de reforço. Temos vacinas disponíveis, então, procure o serviço de saúde da sua cidade, caso já tenha o tempo necessário para recebê-la”, informou a coordenadora.

Durante o pronunciamento, o secretário Nésio Fernandes informou também que cerca de 25 mil idosos ainda não receberam a dose de reforço. “Isso representa para o idoso um risco individual de poder ter uma infecção pela Covid-19 e evoluir a uma condição crítica. É fundamental que a estratégia de vacinação sobre os idosos consiga alcançar a totalidade deste público com a dose de reforço, uma vez que vem para garantir uma resposta de reforço ao sistema imune”, alertou.

Veja também

pesquisa de preço

Pesquisa de preços de materiais escolares realizada pelo Procon-ES aponta diferença superior a 400% entre lojas

nelore

Circuito Nelore de Qualidade 2024 avaliou mais de 38 mil animais no Brasil, Bolívia e Paraguai

Imagem do WhatsApp de 2025-01-10 à(s) 17.09.41_a061dd89

Defesa Civil emite alerta de novas chuvas nas montanhas capixabas para o fim de semana

478

Fotógrafo brasileiro desaparecido em Paris é encontrado morto no rio Sena

45_donald_trump-1024x1024 White House

Trump é condenado simbolicamente por fraude contábil em caso envolvendo ex-atriz pornô

3595

Sanções econômicas e recompensa por captura: as reações à posse de Maduro após eleição contestada

inlacao1

Clima, dólar e preço da carne explicam inflação acima da meta em 2024

16751

Vietnã facilita comércio de couro brasileiro