Correios serão leiloados por um “valorzinho”, afirma secretária de privatização

Publicado em 28/08/2021 às 14:50

Compartilhe

93101


source
Agência dos Correios
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Agência dos Correios

Os Correios serão vendidos por um valor simbólico e que não vai resultar em caixa para o governo, afirmou Martha Seillier, secretária especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), pasta ligada ao Ministério da Economia e responsável por privatizações, em entrevista ao Uol.

Segundo ela, o preço mínimo colocado no leilão, que ainda não foi definido, será muito menor que o valor dos ativos da empresa, já que o comprador terá que arcar com custos ao assumir os Correios, além do pagamento de impostos que atualmente a estatal não paga. “Essa é a conta que estamos fazendo. Vamos precificar todos os ativos dos Correios e tirar desse valor a obrigação de prestar serviço em todas as cidades do Brasil por mais alguns anos. Depois, vamos tirar desse valor todas as obrigações de pagar impostos que hoje a empresa não tem. Aí vai sobrar um valorzinho, vamos dizer assim, que é o quanto a gente vai pedir no leilão”, disse a secretária.

Por enquanto, esse “valorzinho” do lance mínimo ainda não foi definido. Martha afirma que a estimativa só será possível após o término da segunda fase dos estudos de privatização, que devem ficar prontos em setembro, e após o Congresso confirmar a venda da estatal. O projeto de lei que prevê a privatização dos Correios passou na Câmara dos Deputados , mas ainda precisa da aprovação do Senado e do presidente Jair Bolsonaro.

O objetivo da venda da estatal, segundo a secretária, não é arrecadação. “No fim das contas, o valor será simbólico. É claro que é uma empresa muito grande e a tendência é a gente ir para o leilão. Se tiver muita concorrência, haverá um ágio [diferença entre o lance mínimo e a proposta vencedora] e a gente vai acabar tendo um valor relevante na venda dos Correios. Mas esse não é o foco”, afirmou.

Martha acrescentou, ainda, que se o foco do governo for a arrecadação, existe o risco do vencedor do leilão gastar demais e não ter recursos para investir na modernização e ampliação dos Correios. Nesse caso, afirma ela, o serviço postal básico do Brasil poderia ser prejudicado.

Veja também

festa do vinho e uva

Festa do Vinho e da Uva agita Santa Teresa

incendio em vni

Mais de 10 bombeiros tentam conter incêndio em Venda Nova do Imigrante

hospital de domingos martins

Hospital de Domingos Martins não atenderá clientes da Unimed

aves brasileiras

Aves brasileiras de exibição e reprodução serão exportadas para o México

semana da pátria

Semana da Pátria tem início neste fim de semana com exposição, pedalaço e desfile cívico-militar

MUNDO 30-08 - Xiaomi SU7  Foto reprodução  X

Novo carro da Xiaomi é tão potente que exige teste de direção para aquisição

brasil 30-08 - ft reprodução - queda teto santuario Recife

Teto de santuário desaba no Recife e deixa dois mortos e mais de 20 feridos

mat paga 30-08 - mundo

O que é CashBack em cassinos online?