Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano recomenda cuidados com os fogos de artifício
Publicado em 28/12/2016 às 17:02
É comum a utilização de fogos de artifícios nas festas de fim de ano. Preocupado com as ocorrências provocadas pelos foguetes e rojões, o comando do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano recomenda cuidados para quem utilizar, principalmente em locais onde haja aglomeração de pessoas.
Segundo o tenente coronel Róger Vieira do Amaral, comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marechal Floriano, os fogos podem causar queimaduras, mutilação dos dedos, das mãos e do rosto, caso o rojão ou foguete seja usado de forma incorreta.
Um dos cuidados que se deve tomar é em seguida à explosão. Neste momento, segundo Amaral, é preciso evitar que os fogos sejam recolhidos, pois os explosivos ainda podem estar ativos. O comandante salienta a importância dos cuidados com os fogos no momento da soltura.
“A obrigação é observar requisitos na hora da compra e como será o armazenamento, além de rever o estado de conservação e até a validade do material”, disse Amaral. Ele aconselha aos consumidores que a compra deverá acontecer em comércios de procedência e com produtos certificados por meio de um critério de segurança rigoroso. “Os produtos fabricados manualmente não possuem garantia”, afirma.
As recomendações do Corpo de Bombeiros se estendem, principalmente na hora de soltar os fogos de artifícios. “É importante seguir as regras de instruções em cada embalagem, o limite de idade previsto para se soltar cada produto. Importante também escolher um local seguro e afastado de pessoas. Em casos de falha na explosão, a recomendação é não tentar reutilizar o material”.
Outra orientação é não soltar fogos próximos a áreas que contenham material de fácil combustão, como postos de gasolina, redes de distribuição de energia e depósitos de gás, além de locais próximos a florestas. “Temos de evitar as tragédias. Por isso orientamos os moradores a evitar ainda a proximidade de crianças e virar o rosto contra o artifício”, disse.
Em caso de acidentes, a recomendação do Corpo de Bombeiros é ligar imediatamente para o número 193.