Corpo de Bombeiros alerta sobre falsos e-mails com cobrança de taxa enviados na Região Serrana
Publicado em 30/10/2019 às 14:35
Um crime digital, realizado através mensagem eletrônica, está sendo cometido a contribuintes na Região Serrana. Segundo o Corpo de Bombeiros, criminosos estão encaminhando boletos para pagamento de suposta taxa de incêndio
O conteúdo identificado como fraude alerta sobre emissão de taxa de incêndio, emitida ao contribuinte através de correio eletrônico. No conteúdo da mensagem é anexado um boleto de cobrança constando o CNPJ do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo, e um alerta sobre possibilidade de que o imóvel seja interditado caso o contribuinte não realize o pagamento no valor de R$ 490,00.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Espírito Santo alerta que não realiza nenhuma cobrança através de correio eletrônico. Além disso, o remetente da mensagem assina com domínio de e-mail comum, o que significa que qualquer pessoa pode ter criado o endereço e assinado, de modo fraudulento, em nome da corporação.
O caso já foi registrado em boletim de ocorrência e a tentativa de golpe foi informada à corregedoria da corporação e à central do CBMES, em Vitória.
Em nota de esclarecimento, a corporação informa o caso e reitera que “todas as taxas do CBMES são emitidas pelo próprio cidadão (ou por seu responsável legal) diretamente no site da Secretaria da Fazenda ou no SIAT. Nossos e-mails seguem o padrão: [email protected]”;, assina o Tenente Coronel Andrison Cosme, Chefe do Centro de Atividades Técnicas do CBMES.
O Corpo de Bombeiros deixa claro que qualquer contribuinte que receber cobrança através do e-mail não deve realizar o pagamento, e entrar em contato com a corporação através do número 193, para informar o ocorrido.