Coral infantil resgata canções tradicionais italianas em Marechal Floriano
Publicado em 24/09/2023 às 09:28
Texto: Julio Huber / Foto: divulgação
Um projeto cultural voltado à cultura italiana tem resgatado canções típicas no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano. Atualmente, cerca de 20 crianças e adolescentes, de 4 anos a 15 anos, participam dos ensaios semanais. O projeto é mantido pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.
O coral Piccoli Contadini dei Polcenigo (Pequenos Camponeses de Polcenigo) iniciou os ensaios no mês de junho, mas já realizou duas apresentações, sendo uma no coreto da praça de Araguaya e outro durante o Encontro de Corais, na comunidade de Santa Maria, no mesmo município.
De acordo com o maestro Sandro de Souza Gomes, que atua na área desde 1996 e que é responsável pelos ensaios, os pequenos cantam apenas canções italianas, e o intuito é a manutenção da cultura local, com o resgate das canções cantadas pelos nonnos e nonnas do distrito.
Os encontros acontecem todas as terças-feiras, e são abertos a moradores da região, mesmo que não sejam do município. Os interessados podem procurar o maestro, que ensaia na Escola Jacomo Borgo, sempre a partir de 17h.
A secretária de Cultura e Turismo do Município, Maria Goretti Pereira Pinto, reforçou o intuito de resgatar e valorizar a memória das origens italianas e de mostrar a todos a importância de preservar a cultura, por meio do coral das crianças.
“Também temos o projeto ‘Em busca de Talentos’ que já lançou seis autores/escritores florianenses, com vários gêneros textuais, e que estão disponíveis em várias plataformas digitais. Também apoiamos os grupos de danças italianas de Araguaya e de danças alemãs de Santa Maria. Para o ano de 2024 vamos ampliar o projeto do coral para outros distritos do município e ainda vamos criar o projeto Escola de Música e Artes”, adiantou a secretária.
O vereador Cezar Ronchi Junior, presidente da Câmara Municipal, enfatizou a importância do apoio a projetos culturais. “É muito gratificante apoiar um projeto que mantém viva a cultura musical dos nossos antepassados. Temos que valorizar e não perder essas canções italianas. Vamos apoiar a ampliação deste projeto para outras comunidades”, garantiu o vereador.
Cezinha, que também é historiador, explicou que mais de 50% dos moradores de Araguaya são descendentes de Polcenigo, cidade italiana que deu origem ao nome do coral. Segundo ele, em 1883 iniciou-se a colonização dos polcenigueses em Araguaya. As famílias Bravin, Del Puppo, Modolo, Celante, Canal, Puppin, Serafin, Scarpat, Rissi, Riz, Cosmo, Pusiol, Fantin, Marcandela e Ticianel ajudaram na colonização do distrito.
“São Miguel Arcanjo, que é o padroeiro de Araguaya, veio de Polcenigo. Lá existe até hoje uma capela medieval em homenagem ao santo católico. Não só na devoção Araguaya lembra a cidade italiana. Na culinária também ainda há receitas de famílias que atravessam gerações, como a polenta, a puína, o croste e o radite, dentre outras”, explicou Cezinha.