Coral infantil resgata canções tradicionais italianas em Marechal Floriano

Publicado em 24/09/2023 às 09:28

Compartilhe

Coral-infantil-resgata-cancoes-tradicionais-italianas-em-Marechal-Floriano

Texto: Julio Huber / Foto: divulgação

Um projeto cultural voltado à cultura italiana tem resgatado canções típicas no distrito de Araguaya, em Marechal Floriano. Atualmente, cerca de 20 crianças e adolescentes, de 4 anos a 15 anos, participam dos ensaios semanais. O projeto é mantido pela Prefeitura e pela Câmara Municipal.

O coral Piccoli Contadini dei Polcenigo (Pequenos Camponeses de Polcenigo) iniciou os ensaios no mês de junho, mas já realizou duas apresentações, sendo uma no coreto da praça de Araguaya e outro durante o Encontro de Corais, na comunidade de Santa Maria, no mesmo município.

De acordo com o maestro Sandro de Souza Gomes, que atua na área desde 1996 e que é responsável pelos ensaios, os pequenos cantam apenas canções italianas, e o intuito é a manutenção da cultura local, com o resgate das canções cantadas pelos nonnos e nonnas do distrito.

O coral infantil iniciou os ensaios em junho, e já fez duas apresentações

Os encontros acontecem todas as terças-feiras, e são abertos a moradores da região, mesmo que não sejam do município. Os interessados podem procurar o maestro, que ensaia na Escola Jacomo Borgo, sempre a partir de 17h.

A secretária de Cultura e Turismo do Município, Maria Goretti Pereira Pinto, reforçou o intuito de resgatar e valorizar a memória das origens italianas e de mostrar a todos a importância de preservar a cultura, por meio do coral das crianças.

“Também temos o projeto ‘Em busca de Talentos’ que já lançou seis autores/escritores florianenses, com vários gêneros textuais, e que estão disponíveis em várias plataformas digitais. Também apoiamos os grupos de danças italianas de Araguaya e de danças alemãs de Santa Maria. Para o ano de 2024 vamos ampliar o projeto do coral para outros distritos do município e ainda vamos criar o projeto Escola de Música e Artes”, adiantou a secretária.

O vereador Cezar Ronchi Junior, presidente da Câmara Municipal, enfatizou a importância do apoio a projetos culturais. “É muito gratificante apoiar um projeto que mantém viva a cultura musical dos nossos antepassados. Temos que valorizar e não perder essas canções italianas. Vamos apoiar a ampliação deste projeto para outras comunidades”, garantiu o vereador.

Cezinha, que também é historiador, explicou que mais de 50% dos moradores de Araguaya são descendentes de Polcenigo, cidade italiana que deu origem ao nome do coral. Segundo ele, em 1883 iniciou-se a colonização dos polcenigueses em Araguaya. As famílias Bravin, Del Puppo, Modolo, Celante, Canal, Puppin, Serafin, Scarpat, Rissi, Riz, Cosmo, Pusiol, Fantin, Marcandela e Ticianel ajudaram na colonização do distrito.

“São Miguel Arcanjo, que é o padroeiro de Araguaya, veio de Polcenigo. Lá existe até hoje uma capela medieval em homenagem ao santo católico. Não só na devoção Araguaya lembra a cidade italiana. Na culinária também ainda há receitas de famílias que atravessam gerações, como a polenta, a puína, o croste e o radite, dentre outras”, explicou Cezinha.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido