Coocafé segue na cooperação em 2024

Publicado em 28/01/2024 às 13:40

Compartilhe

Coocafe-segue-na-cooperacao-em-2024

Você já parou para pensar se faz algo para cooperar com o desenvolvimento sustentável? Se você se preocupa com o planeta e a qualidade de vida da população, esse pensamento vale uma reflexão, já que os desafios são muitos. O conceito de desenvolvimento sustentável aponta para um modelo de crescimento econômico que não esgote os recursos do planeta, assegurando também, desenvolvimento social e cultural no presente e para as próximas gerações. Com o suporte do sistema cooperativista agropecuário e parcerias, a Coocafé segue conectada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Organização das Nações Unidas. Entre os 17 ODS, a atuação da cooperativa contribui com metas de quase metade deles:

  • – Erradicação da Pobreza (ODS 1)
  • – Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2)
  • – Saúde e Bem-Estar (ODS 3)
  • – Educação de Qualidade (ODS 4)
  • – Energia Limpa e Acessível (ODS 7)
  • – Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8)
  • – Ação Contra a Mudança Global do Clima (ODS 13)
  • – Parcerias e Meios de Implementação (ODS 17)

A parceria com a NetZero, startup francesa que produz biochar, está entre as principais contribuições. A usina está em funcionamento em Lajinha-MG, e uma segunda unidade segue em construção em Brejetuba-ES. A aplicação do biochar nas lavouras de café favorece o combate às mudanças climáticas ao contribuir com a redução da emissão de carbono no ar, e a melhoria da qualidade do solo, com o aumento da retenção de água e nutrientes. Além disso, a produção do biocarvão ainda conta com geração de energia. A Cooperativa também apoia projetos sociais que beneficiam centenas de crianças e adolescentes: Probem (Associação Promotora do Bem), Escola no Campo, Fanfarra Cultura do Som, Coral Vozes do Futuro e Geração Cooperativa. Os projetos oferecem atividades esportivas, música, educação e o incentivo a boa convivência da família rural e a sucessão familiar nas propriedades.

A Coocafé, que tem mais de 10.000 cooperados, e atua em cidades das regiões das Matas de Minas, Montanhas do Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro, completa 45 anos em 2024. E, neste ano, quer estar ainda mais próxima dos cooperados e da comunidade para seguir cooperando com o avanço da sustentabilidade. “O desenvolvimento sustentável está na essência da Coocafé. São diversos projetos, ações, parcerias e atividades no dia a dia alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso tudo, sempre levando em conta a evolução do cooperado e melhorias para as comunidades em que estamos. Para 2024, pretendemos avançar ainda mais no diz respeito a sustentabilidade, meio ambiente e ações voltadas ao nosso 7° princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade”, destacou Cleberson Santos, Analista de Desenvolvimento Cooperativista da Coocafé.

Fonte: Coocafé

Veja também

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-11-26-as-15.21.32_50ce5226

Fim de semana o tempo segue estável em todo o Espírito Santo

icms-gnv

ES Mais+Gás: Governo confirma redução do ICMS para o Gás Natural Veicular a partir de janeiro

capa

Cinco destinos imperdíveis no Espírito Santo para colocar na lista de viagens em 2025

capa - feiras

Feiras do Espírito Santo são tema de novo documentário produzido pelo Incaper

Imagem do WhatsApp de 2024-12-26 à(s) 11.10.02_3b1a4e35

Seminarista de Marechal Floriano será ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Vitória

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro