Convento promove exposição de presépios de dez diferentes países
Publicado em 15/12/2024 às 09:31
Os franciscanos do Convento da Penha, em Vila Velha, promovem a exposição “Presépios da Penha – Somos Peregrinos da Esperança”, reunindo presépios artísticos de diferentes países e confeccionados em variados materiais e cenários. Essa mostra tradicional do Santuário de Nossa Senhora da Penha retrata o Natal de Jesus com elementos característicos de lugares como Angola, Itália, Holanda e Brasil.
“Realizar uma exposição de presépios é muito significativo para nós, pois foi São Francisco de Assis quem criou o presépio em Greccio, na Itália, em 1223. Este ano celebramos 801 anos dessa representação do Natal do Senhor. A exposição reúne dez presépios de diferentes países, em um trabalho organizado pelo Frei Jorge Lázaro, com o apoio de voluntários como Marcos Antoniazi, Ailton Tadeu e Penha Zanão”, afirma o Guardião e Reitor do Convento, Frei Djalmo Fuck.
O Significado do Presépio na Espiritualidade Franciscana
A vida franciscana é marcada pela vivência do Evangelho, centrada no Cristo pobre, humilde e servidor. São Francisco idealizou o presépio como uma forma de representar o verdadeiro Natal e o amor de Deus por toda a humanidade. No presépio, há lugar para todos: Deus, os homens, as mulheres, a criação, a vida e a esperança. Ele simboliza a reconciliação da criação com o Pai.
O Papa Francisco, em sua Carta Apostólica Admirabile Signum, define o presépio como um “Evangelho vivo”, que nos inspira a contemplar o nascimento de Jesus e a reconhecer o amor de Deus por nós. Além disso, ensina que o presépio é um instrumento de transmissão da fé, educando as pessoas a enxergar Jesus como fonte de esperança, amor e fraternidade universal.
Segundo Frei Jorge Lázaro, responsável pela exposição, o objetivo é destacar que Jesus veio para todos os povos, línguas e nações. “Com essa exposição, queremos reforçar que Deus nos ama de tal forma que enviou Seu Filho para salvar a todos. O Menino Jesus é um sinal de fraternidade universal, e somos todos peregrinos da esperança!”, declara o frei.
Detalhes da Exposição
A mostra permanece aberta ao público até 6 de janeiro de 2025, data que celebra a Epifania do Senhor. A entrada é gratuita, e os visitantes podem fotografar os presépios, rezar diante da réplica da Imagem de Nossa Senhora da Penha e conhecer mais sobre a história do Convento e de seu fundador, Frei Pedro Palácios.
Serviço
- Exposição: Presépios da Penha – Somos Peregrinos da Esperança
- Quando: Diariamente até 6 de janeiro de 2025
- Horário: 8h às 16h30
- Local: Sala de Exposições do Convento da Penha
- Entrada: Gratuita
Fonte/ Foto: Cristian Oliveira / Assessoria de Comunicação do Convento da Penha