Controle da broca-do-café é tema de dia do campo na próxima quarta-feira (11) em Marechal Floriano

Publicado em 09/10/2023 às 17:30

Compartilhe

galho-cafe

Kássio Barreiros Paiva/ Fotos: César Khroling/Divulgação

Produtores rurais da Região Serrana do Estado terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos sobre como monitorar e controlar a broca-do-café. Na próxima quarta-feira (11), cafeicultores da região poderão receber mais instruções de como proteger as suas plantações de café arábica, no dia do campo com o tema: “Monitoramento e controle da broca-do-café”.

A programação irá começar às 7h30 e segue até 11h30, e será realizada na Igreja de Santo Antônio, que fica no km 8 da rodovia ES-146, em Santa Maria, Marechal Floriano. Estão programadas três palestras durante a manhã, sendo uma delas ministrada pelo engenheiro agrônomo Cesar Abel Khroling, que é pesquisador e extensionista do Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e doutor em ecologia e ecossistemas.

Segundo ele, anualmente as plantações de café sofrem com a broca-do-café, nome popular de um besouro, cuja larva se alimenta dos grãos de café, em vários estágios de crescimento do cafeeiro, desde o grão verde, passando pelo maduro ao seco.

Para evitar a proliferação, e para evitar prejuízos, os produtores rurais utilizam vários tipos de controles: químico, cultural e biológico. De acordo César Krohling, nos dois últimos anos o clima favoreceu para o aumento dessa praga. “Tivemos temperaturas elevadas, poucas chuvas no período de março a outubro de 2022, e isso está repercutindo na safra desse ano, com prejuízos significativos aos produtores rurais. Alguns cafeicultores chegaram a ter até 100% dos frutos com ataque da broca”, relata.

O engenheiro agrônomo irá falar aos participantes do dia de campo sobre os resultados de pesquisa de controle da broca na região. “O intuito desse dia de campo é de orientar os produtores sobre o que fazer, como monitorar a praga, saber como está o ataque na plantação e também ensiná-los a como instalar armadilhas nas lavouras. Faremos demonstração das pesquisas, resultantes das aplicações de produtos químicos e biológicos”, informou.

O doutor-entomologista Mauricio José Fornazier, que é engenheiro agrônomo e membro da Comissão Estadual da Produção Integrada Agropecuária (PIBrasil), falará sobre: “Monitoramento e métodos de controle da broca”. O controle biológico da broca-do-café será tema de uma palestra conduzida por especialistas de empresas convidadas.

O evento tem a realização do Incaper, da Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e de empresas do ramo agrícola. As inscrições podem ser feitas diretamente no local do evento.

Veja também

Sem título 2

Meia Boca Jr é bicampeão da Copa de Futsal Regional de Santa Maria, em Marechal Floriano

3049295_430487-PE6A3G-350

Golpes virtuais seguem em alta e WhatsApp lidera ranking de fraudes contra clientes de bancos

DSC_3524

Festa da Penha 2025: programação completa com mais de 50 missas, atrações noturnas e 14 romarias; confira os dias e horários

c35bb30f-ae94-432f-a31f-b8c963964adb

Brasil estreita relações comerciais com Marrocos e Egito e avança na agenda agropecuária no norte da África

XV Festival da Torta Capixaba - Ilha das Caieiras

Festival da Torta Capixaba 2025: Ilha das Caieiras terá uma festa de sabores, tradição e cultura

coluna-vida-saudavel

Vacinas contra o câncer: uma nova fronteira na prevenção e tratamento da doença

Pinheiros capa 1104

Casagrande autoriza R$ 88 milhões em obras na ES-130 e anuncia novos investimentos em Pinheiros

{B7B1A7EA-A5CB-7873-D77B-A23EBEAEB1ED}

Semana santa em Alfredo Chaves: fé, tradição e celebrações na comunidade católica