Conceição do Castelo recebe o Programa das Águas e da Paisagem

Publicado em 10/12/2017 às 11:43

Compartilhe

O maior programa ambiental já realizado no Espírito Santo chega a Conceição do Castelo, na Região Sudoeste Serrana. Com o Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem, é a primeira vez que o Estado desenvolve investimentos com ações integradas para uso coordenado da água, do solo e recursos relacionados ao desenvolvimento sustentável. O evento foi realizado na Praça Matriz, com a presença do governador Paulo Hartung, do prefeito Christiano Spadetto, do presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Pablo Andreão, e de autoridades estaduais e municipais. Esta segunda etapa de obras para implantação de sistemas de esgoto feita pela Cesan também vai abranger Divino de São Lourenço, na Região do Caparaó, e Marechal Floriano, também na Região Sudoeste Serrana.

O Sistema de Esgotamento Sanitário de Conceição do Castelo está localizado na sede do município, onde serão implantados 16.209 metros de rede coletora de esgoto, e realizadas 2.398 ligações de imóveis na rede. As obras, que devem ocorrer até o primeiro semestre de 2020, compreendem três elevatórias de esgoto bruto e uma Estação de Tratamento de Esgoto, com capacidade para tratar 15 litros por segundo. Os bairros abrangidos são: Zorzal, Centro, Cecília Larrieu, Arthur Soares, Pedro Rigo, Nicolau de Vargas e Silva, Itamar e Campo Verde.

O governador Paulo Hartung iniciou sua fala pedindo que sejam contratados profissionais locais para a execução da obra do Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem. “Esta obra vai ajudar a potencializar o turismo na cidade, pois depois de pronta vai gerar mais emprego, renda e oportunidades. As cachoeiràs serão limpas, com a participação de todos, para se tornarem atrativas aos moradores e visitantes”, pontuou. Lembrou ainda que a cada um real investido em saneamento gera economia de 4 reais em saúde preventiva ‘na veia’. “Cuidar da saúde preventiva combate doenças transmitidas por veiculação hídrica”.

De acordo com o presidente da Cesan, Pablo Andreão, serão 39 milhões de litros de esgoto tratado por mês, despoluindo os rios Castelo e Itapemirim. A população atendida diretamente será de 5.898 habitantes, alcançando o crescimento até 2033, quando a cidade terá 6.461 habitantes. A prioridade será para a mão-de-obra local, com a geração de aproximadamente 300 empregos diretos e indiretos.

Andreão disse ainda que o pacote de obras do Programa Das Águas e da Paisagem segue a diretriz ambiental do Governo, que é o saneamento básico para o campo e para a área urbana. O presidente da Cesan observou, ao final de sua fala, que em Congresso do qual participou há uma semana, novo dado foi informado, de que em local em que há esgoto e água tratados, a idade média aumenta em sete anos. “É essa expectativa de qualidade de vida que trazemos hoje para Conceição do Castelo”.

O prefeito de Conceição do Castelo, Christiano Spadetto, afirma que esta é a maior obra de infraestrutura do município, pois a cidade não tem esgoto tratado. “Estou feliz por esta conquista e penso que, por muitas vezes, obras de saneamento que ficam ‘invisíveis’ não são consideradas. Mas o reflexo que elas trarão para as gerações futuras demonstra a importância que estamos dando à qualidade de vida e ao meio ambiente”.

Esse investimento, que tem recursos da Cesan e do BIRD, está conectado com um conjunto de ações e medidas desenvolvidas pelo Governo do Estado para melhorar a qualidade de vida da população. O Programa de Gestão Integrada das Águas e da Paisagem tem abrangência estadual e já está com obras em andamento nos municípios de Dores do Rio Preto, Irupi, Iúna e Ibatiba.

Esta série de ações integradas do Governo do Estado prevê outros projetos para a Região do Caparaó que vão beneficiar os recursos hídricos e o meio ambiente. Uma delas vai ampliar a cobertura florestal do Estado, com o programa Reflorestar; e o projeto Mangaraí, na Bacia do Rio Jucu; e institucionalizar e promover boas práticas agrícolas e de construção de estradas vicinais para contribuir para a redução do assoreamento e poluição dos corpos d’água.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido