Comunidade em Marechal Floriano se despede de Dona Pixula, símbolo da cultura local

Publicado em 28/03/2025 às 10:56

Compartilhe

capa

Texto: Bruno Caetano / Fotos: Divulgação

Moradores das comunidades de Taquaras e Bom Jesus do Morro Baixo, em Marechal Floriano, se despediram de uma de suas maiores referências culturais. Dejanira dos Santos Ferreira, carinhosamente conhecida como Dona Pixula, faleceu na tarde de da última terça-feira (25), após complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Dona Pixula estava internada no Hospital Evangélico, em Vila Velha, e não resistiu, deixando um legado para a cultura popular capixaba. Seu corpo foi velado na capela mortuária do distrito e o sepultamento ocorreu na tarde da última quarta-feira (26), no cemitério local.

Legado para a cultura capixaba

Nascida em uma família tradicional da comunidade de Taquaras, Dona Pixula carregava consigo a história e a identidade da região. Era neta de João dos Santos Capixaba, mestre fundador do Terno de Reis do Bom Jesus, um grupo que celebrava essa manifestação cultural há décadas. 

Após anos de desativação, a tradição foi resgatada por meio do Projeto Aricanga, com o apoio de Nilda Maria dos Santos Hertel, a Dona Moça, e a participação ativa de Dona Pixula e outros anciãos da comunidade. Esse processo de recuperação resultou no documentário “Memória Viva de Santo Reis”, que eterniza a história do Terno de Reis e o impacto dessa manifestação na vida dos moradores da região.

Com sua memória rica em detalhes, Dona Pixula se tornou um elo fundamental entre a ancestralidade e o presente. Sua atuação foi essencial para a criação do Ponto de Memória João dos Santos Capixaba, consolidando um espaço dedicado à valorização da cultura local. 

Seu conhecimento sobre os tempos em que o Terno de Reis original visitava as casas dos moradores da região foi fundamental para reconstruir e manter viva essa tradição. Seu envolvimento nas celebrações, organização das festividades e transmissão de saberes garantiu que a cultura do Terno de Reis permanecesse pulsante entre as novas gerações.

Homenagens à sua trajetória

Em honra a sua memória, Dona Pixula será homenageada em outubro deste ano, no Festival Nacional de Arte e Cultura em Morro Baixo, junto à Isabel Langue de Souza, a Dona Isabel, falecida em setembro de 2024. As duas, amigas de infância, tiveram papéis essenciais na construção do Ponto de Memória João dos Santos Capixaba e na preservação das tradições locais.

O organizador do Festival, responsável pelo Grupo de Capoeira do Projeto Aricanga e pela banda do Terno de Reis do Bom Jesus, José Jorge Silva de Souza, expressou seu sentimento pelo falecimento.  “A perda da Dona Pixula é igual perder a minha avó novamente. Para a comunidade, ela era uma grande referência de postura, caráter e moral, e sua ausência será profundamente sentida”, desabafa.

José Jorge, destaca que para a cultura local, ela era um pilar, um elo entre a ancestralidade e o contemporâneo. “Sua memória era viva e relembrava com detalhes o tempo em que o Terno de Reis original percorria as casas da região, uma grande perda para a memória cultural capixaba”, afirma.

Veja também

20240619171611_d6a3653

Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,17 por litro a partir desta terça-feira (01)

capa 2

Cerco de Jericó na Paróquia São Sebastião teve uma semana de programação em Afonso Cláudio

GATRONOMIA-1

Mousse de Côco

833d12cb-c249-4396-9dce-b34bd238e43e

Enem 2025: MEC divulga cronograma de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência

45_donald_trump the whinte house

Trump ameaça bombardear Irã e impor tarifas ao petróleo Russo

b2472699-1b36-4463-bdca-5250660788d4

Padilha reforça a importância do diálogo entre estados e municípios na 3ª reunião da CIT

capa coluna vida saudável

NR-01:uma evolução da saúde mental no trabalho

942f19fa-4399-4282-9ca9-d1c38fa73c51

Brasil e Vietnã fortalecem laços e ampliam comércio agropecuário