Como não cair no fake news eleitoral?

Publicado em 18/09/2022 às 12:24

Compartilhe

Fake-News

A corrida eleitoral movimenta ainda mais as redes sociais e os grupos do aplicativo WhatsApp, com diversos tipos de informações sobre os candidatos. Devido a essa variedade de conteúdo, o eleitor deve ficar atento ao compartilhamento de informações falsas: as famosas fake news.

Para dar uma grande ajuda aos eleitores, o jornal O Noticiário apresenta seis dicas de como não cair numa notícia falsa.

Confira as dicas:

1. DESCONFIE DE TÍTULOS BOMBÁSTICOS: jornais e revistas impressas foram desenvolvendo diversas técnicas para chamar a atenção do leitor e uma delas é o título – o primeiro contato com a matéria. Títulos muito bombásticos devem ser analisados com cautela, pois nem sempre refletem o conteúdo da notícia compartilhada. Uma prática comum de desinformação é a veiculação de títulos escandalosos que distorcem conteúdos antigos ou pouco relevantes.

2. PENSE ANTES DE CLICAR: seu clique é valiosíssimo para muitos agentes econômicos que atuam na internet e que farão de tudo para chamar sua atenção. Caso encontre uma informação interessante, mas que lhe gere algum tipo de desconfiança (por exemplo, algo que mostre um dado muito urgente ou novo que não foi veiculado em nenhum outro lugar ainda), observe a fonte antes de clicar, pois algumas páginas podem ser criadas com o objetivo de obter dados específicos sobre você ou até mesmo atacar seu computador ou celular. Mas preste atenção: às vezes os sites criados para difundir conteúdos falsos possuem nomes muito parecidos com os de veículos de comunicação tradicionais.

3. VERIFIQUE AS FONTES: uma forma de checar uma informação proveniente de uma fonte duvidosa é procurando a mesma informação no seu mecanismo de busca de preferência. Lembre-se de que os principais meios de comunicação já se encontram presentes também no meio digital e buscam noticiar com agilidade os principais fatos ocorridos no país e no mundo. Portanto, caso a informação seja verdadeira, você certamente a encontrará em veículos conhecidos. Se for uma mentira, também é possível que você encontre relatos de outras pessoas questionando a veracidade da mesma notícia.

4. DUVIDE DE INFORMAÇÕES COMPARTILHADAS SEM REFERÊNCIAS: quando receber alguma mensagem que não contenha referências (autor e data, por exemplo) ou fontes, pergunte a pessoa que a enviou como recebeu tal mensagem e de que forma você pode verificar sua procedência. Outra opção é buscar on-line se, há registros dessa informação em algum veículo de sua confiança. O mesmo vale para fotos e vídeos, que podem ser compartilhados com títulos que os descontextualizem.

5. NA DÚVIDA, NÃO COMPARTILHE: nem sempre temos tempo de verificar tudo o que vemos ou recebemos; afinal, estamos expostos a uma quantidade imensa de informações diariamente. Nesse caso, a não ser que tenha plena confiança na fonte, não compartilhe uma informação sem verificar. Mesmo se enviada apenas para seu grupo fechado de familiares, ela pode causar estragos se alguém não romper com a corrente. Resista à tentação. Você terá outras oportunidades de analisar o conteúdo com mais calma e comentá-lo se quiser.

6. NÃO SE CALE: lembre-se de que muitas plataformas possuem canais nos quais você pode denunciar conteúdos que considere abusivos ou desinformativos e não hesite em utilizá-los, caso se depare com esse tipo de material. Expressões de ódio são muito danosas à democracia e não são permitidas pelos termos de uso de várias redes sociais. Saiba que é seu direito como usuário denunciar esse tipo de conteúdo. Além disso, caso você receba um conteúdo que é de fato falso, avise a pessoa que o compartilhou e a oriente sobre os riscos desse tipo de material.

Veja também

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido

chatgpt

Polícia de Londres realiza explosão controlada de pacote suspeito na Embaixada dos EUA

Hacker cracking the binary code data security

Os 5 principais navegadores antidetecção para 2025

capa

Como gravar áudio do YouTube?

capa

Disco rígido externo não aparece no Windows 10 (dicas de 2024)