Comerciantes de Marechal Floriano participam de oficina sobre decoração de vitrines
Publicado em 27/03/2023 às 14:41
Texto e fotos: Cícero Modolo
A Prefeitura de Marechal Floriano promoveu, na última semana, a oficina “Vitrines que Vendem”, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), por meio da Sala do Empreendedor. A oficina faz parte do 1º Concurso de Vitrines, tendo a Páscoa como tema, promovido pela Sala do Empreendedor. A ação também tem apoio Câmara Municipal.
A intenção é auxiliar os lojistas sobre como manter a sua loja em constante renovação, dentro das técnicas e tendências de mercado. A oficina foi realizada no auditório “Vereador David Klippel”, na sede da Câmara de Marechal Floriano, e contou com a participação de comerciantes locais.
Segundo o regulamento do concurso, a vitrine deve trazer o tema Páscoa na sua decoração, ficando livre e a cargo do lojista, a criatividade e o uso de adornos e cores alusivas ao tema. A agente municipal de desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Sônia Werneck, destaca a importância da ação para o comércio do município.
“Uma das ações desse concurso é trazer para os empreendedores inscritos a capacitação da oficina ‘Vitrines que Vendem’, porque é a oportunidade de eles aprenderem que as vitrines são um importante elemento no processo de atração dos clientes, sendo imprescindível o constante aprimoramento e modernização destes espaços, acompanhando sempre as tendências do mercado”, disse.
Segundo Sônia, o concurso terá algumas premiações. Ela ainda agradeceu a parceria da Câmara Municipal, em nome do presidente Cezinha Ronchi. Para a consultora do Sebrae/ES, Silvia Elena Binda Pasquali, em um mercado competitivo, a atração e a atenção dos clientes tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil e desafiadora.
“Graças à profunda difusão da tecnologia e das redes sociais, novas tendências surgem diariamente e na mesma velocidade tornam-se ultrapassadas. Os clientes tornam-se cada vez mais exigentes e com uma noção maior do que é um produto de verdadeira qualidade e como deve ser um bom atendimento, além de buscarem por produtos e serviços inovadores e que estejam alinhados às novas tendências. A oficina ‘Vitrines que Vendem’ foi criada para atender as necessidades dos comerciantes em manter as suas lojas em constante renovação, dentro das técnicas e tendências de mercado”, enfatizou Silvia Elena.
A comerciante Margareth das Graças Entringer Mendes elogiou a oficina. “Eu adquiri novas ideias e mais criatividade. Nem sempre sabemos tudo, nós sempre podemos melhorar e conhecer mais. A parceria do Sebrae e da Sala do Empreendedor está de parabéns. Não é o primeiro curso que estou fazendo, está agregando muitos conhecimentos. É uma oportunidade muito boa, pois está acontecendo praticamente dentro de casa, é gratuito e o mais importante: não precisarmos nos deslocar do município”, elogia a comerciante.
Outra comerciante que participou do treinamento é Regina Garbelotto Denadai. “Eu estou construindo experiência com relação às vitrines das lojas. É uma carga positiva a mais. Aprendizado é sempre muito bem-vindo e nós sempre queremos agregar conhecimento para o nosso ramo. Eu acho que esses cursos animam mais o comércio, empolga mais o comerciante, faz as lojas ficarem mais bonitas, faz a cidade ficar mais atrativa e isso acaba a valorizando de um modo geral”, ressaltou.
A comerciante Gleicy Monteiro reforçou que o curso é um incentivo dado às lojas. “Teríamos que ter mais motivações como essa, para que os empresários da cidade realmente se envolvam mais e desenvolvam mais a união do comércio, para que assim atraia mais pessoas e compradores, além de atrair turismo para nós. Uma boa vitrine precisa ser atrativa e ao mesmo tempo provocativa, despertando em quem a observa o desejo em adquirir o produto que está sendo exposto, induzindo os possíveis clientes a entrarem no interior da loja”, comentou.