Clássicos da gastronomia alemã e italiana juntos na Italemanha de Marechal Floriano

Publicado em 20/10/2022 às 16:41

Compartilhe

Classicos-da-gastronomia-alema-e-italiana-juntos-na-Italemanha-de-Marechal-Floriano

Texto: Cícero Modolo / Fotos: Cícero Modolo

Pratos típicos e petiscos característicos das culturas alemã e italiana poderão ser degustados, a partir de amanhã (21), quando terá início a 20ª edição da Italemanha, o Festival Ítalo-Germânico, que segue até domingo (23) em Marechal Floriano.

Localizado na avenida Arthur Haese, ao lado do antigo local da festa, uma grande estrutura está sendo montada para receber a população de Marechal Floriano e da região. Uma das tradições da festa é oferecer aos visitantes pratos das duas gastronomias: alemã e italiana. Pratos típicos e petiscos característicos serão comercializados nas tendas e barracas montadas no pátio da Italemanha.

O tradicional evento é a principal festa do município de Marechal Floriano. Para quem gosta de festas culturais, com certeza o Italemanha é uma boa pedida.  Formada por imigrantes italianos e alemães, a festa é uma das mais tradicionais das montanhas capixabas.

Quem pretende ir à festa que começa amanhã vai encontrar, além da culinária típica, danças folclóricas, resgate histórico sobre as duas culturas, além do shows regionais e locais. Haverá também, nos intervalos, o som animando pelo DJ Fabrício Torres, durante os três dias da Italemanha.

Para secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto Gerhardt, realizar essa festa é a celebração da cultura dos imigrantes que permanece viva em Marechal Floriano. “Está sendo um trabalho produzido por várias mãos. É uma festa muito importante para manter as tradições e tentamos resgatar exatamente isso: nossa cultura, história, grupo de dança folclórica, culinária, e as pessoas vestidas a caráter. Esse é o único festival que une as culturas italiana e alemã no Estado”, enfatizou Goretti Gerardt.

HISTÓRIA – Predominantemente colonizada por italianos e alemães, Marechal Floriano ainda mantém as tradições vivas. Suas festas e comércios são diretamente influenciados pela cultura europeia. Exemplo disso é o festival Ítalo-Germânico, que todos os anos comemora a chegada dos imigrantes na cidade. Além disso, mantém orquidários e reservas de Mata Atlântica que enchem os olhos de qualquer visitante, por isso, o município tem o título de “Cidade das Orquídeas”.

Marechal Floriano é o 2º município que proporcionalmente mais preserva Mata Atlântica no Espírito Santo, e o primeiro das montanhas capixabas. A conclusão é do último levantamento feito pela ONG SOS Mata Atlântica. Segundo o estudo, cerca de 34,84% do município ainda possui áreas de floresta.

Em três dias de festa haverá uma intensa programação para todos os públicos, além de várias apresentações culturais, atrações musicais e show infantil. Não haverá cobrança de ingresso para o evento. Veja abaixo a programação completa.

Programação

Sexta-feira (21/10)

  • 19h30 – Abertura da Italemanha
  • 20h – Desfile das Rainhas
  • 22h30 – Banda Repley
  • 00h – Ernesto Mathias

Sábado (22/10)

  • 20h – Os Germanos
  • 21h30 – Cristian Greik
  • 23h – Rodrigo Balla
  • 01h – Rony & Ricy

Domingo (23/10)

  • 09h – Torneio de solo
  • 10h – Abertura das barracas
  • 12h – Éden Show
  • 14 às 15h30 – Grupos de danças
  • 16h – Grupo Infantil Tina Show
  • 17h30 – Brasitália
  • 19h – Som e Cia

O DJ Fabrício Torres irá animar os intervalos das apresentações, nos três dias do evento.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido