Cigarro da moda entre os jovens pode causar danos graves à saúde

Publicado em 08/01/2020 às 11:40

Compartilhe

Um alerta feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) sobre o cigarro eletrônico mostra que o uso indiscriminado desses dispositivos, sobretudo entre os jovens, é motivo de grande preocupação. Proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles são facilmente encontrados em feiras e no comércio.

Além de causarem dependência química, os dispositivos eletrônicos são responsáveis por vários acidentes por explosões das baterias, que provocam queimaduras e até morte.

De acordo com o INCA, o líquido presente no cigarro eletrônico contém nicotina, podendo provocar princípios de incêndio em residências e doença pulmonar severa, caso seja inalado.

Cigarro da moda entre os jovens pode causar danos graves à saúde 2

O radio-oncologista Persio Freitas, do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV), aponta os prejuízos causados ao aparelho respiratório e o potencial cancerígeno dos cigarros eletrônicos.

“Nos cigarros comuns há centenas de substâncias químicas que causam doenças respiratórias e aumentam o risco de câncer de pulmão, sendo o alcatrão a mais perigosa delas. Embora não tenha a maioria dos elementos químicos convencionais, nem alcatrão, ainda assim o cigarro eletrônico está longe de não apresentar risco de câncer e de outros males”, afirma o especialista.

Persio Freitas explica que a nicotina diluída nos cigarros eletrônicos se torna perigosa a partir do momento em que é aquecida. “Quando o propilenoglicol (líquido em que a nicotina é diluída) é aquecido, se transforma em formaldeído, que é cancerígeno. Isso sem falar nos metais pesados que esse tipo de dispositivo eletrônico possui, que causam doenças respiratórias como fibrose pulmonar, bronquite crônica e enfisema”, alerta.

O próprio INCA adverte que estudos científicos demonstram que a chance de um jovem começar a fumar cigarros convencionais quadruplica com o uso dos dispositivos eletrônicos.

De acordo com o INCA, no Brasil estimam-se 18.740 casos novos de câncer de pulmão entre homens e de 12.530 em mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. É o segundo mais frequente entre os homens e o quarto entre as mulheres.

Sobre o IRV

Fundado em 2005, o Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) é a única clínica privada do Espírito Santo para o tratamento de câncer por meio deste serviço. Funciona nas dependências do Vitória Apart Hospital, na Serra, com tecnologia de ponta e equipe altamente qualificada que tem como filosofia de trabalho o acolhimento dos pacientes.

O IRV possui convênio com os maiores planos de saúde do Espírito Santo, como Unimed, Samp, São Bernardo, Bradesco Saúde, MedSênior, Pasa/Vale, ArcelorMittal, Petrobras, Cassi (BB), Saúde Caixa, Banescaixa, Amil, entre outros.

Veja também

idosos sou feliz

Campanha “Adote um Idoso – Sou Feliz!” incentiva a doação de presentes de Natal

capa maximo  Foto Julio Huber

Imigração Italiana ganha documentário que será lançado em seminário de turismo

congresso internacional sobre AVC

Espírito Santo é destaque em congresso internacional sobre AVC na Colômbia

top view of various vegetables red cabbage cauliflower green onion lemon and tomatoes on on rustic background

Saúde amplia em mais de 159% incentivo para ações de alimentação e nutrição

vaca brasileira mais valorizada

Vaca brasileira chega a R$ 24 milhões e é considerada a mais valorizada do mundo

Cafes do ES

Cafés do Espírito Santo vencem o Coffee of the Year 2024

62-dos-navios-para-exportacao-de-cafe-registram-atrasos-em-junho

Quatro novos mercados para produtos brasileiros na China

ipva

Calendário de pagamento do IPVA 2025 é definido