Chuvas fortes dão lugar a neblina nas florestas em Marechal Floriano
Publicado em 05/02/2018 às 11:16
Após mais de 48 horas de fortes chuvas ininterruptas neste fim de semana a sede e o interior de Marechal Floriano amanheceram estiados. Sobrou somente a neblina sobre as florestas como lembrança da quase intempérie, que trouxe muita alegria aos agricultores locais e de outros municípios da região montanhosa.
Para o técnico Ubaldino Saraiva, do Incaper, a chuva prolongada e forte veio para recuperar os mananciais da região e as nascentes de água nas propriedades e, principalmente ajudar os agricultores, salvando os cultivos de café, folhosas, frutas, e verduras de um modo geral.
“Havia muitos proprietários desanimados com a ameaça da perda de cultivos, mas a chuva veio para salvar as lavouras de café, milho, feijão, frutas e principalmente neste município de Marechal Floriano, a lavouras de alface, couve e os temperos verdes gerais”, disse.
Para José Francisco Amâncio, 57, produtor em Rio Fundo, neste município, a vinda dessa chuva salvou os cafezais e laranjais que cultiva na sua propriedade. “Não teria condições de recuperar nada com aquele sol forte. A chuva caiu com força para nos alegrar na última semana”, comentou José Francisco.
Segundo a aposentada rural Maria Aparecida Kuster, da mesma região, a sua família perderia toda a colheita do café caso não chovesse. “Deus é muito bom: Ele nos concedeu essa chuvarada para termos a alegria de colher o produto, que agora, está de acordo com o que necessitamos”.
O lavrador Sinvaldo Liebman, de família pomerana de Rio Ponte, Domingos Martins, disse que também na sua região a chuva caiu com força e salvou as lavouras. “A roça de milho já estava morrendo e foi recuperada, e a lavoura de café estava em péssimas condições. Agora tudo está idêntico ao Braço Norte do Rio Jucu: vivos” sorria.