Chuvas e baixa temperatura continuam em Marechal Floriano
Publicado em 06/08/2019 às 11:14
Previstas para até a próxima quinta-feira (08), a chuva fina e a “friagem” de pelo menos 11ºC durante a madrugada, ainda não incomodam os agricultores da zona rural de Marechal Floriano. Entre os prejuízos destaca-se o surgimento da doença fúngica Phoma ascochyta, que ocorre devido o excesso de chuvas e atinge a cafeicultura.
O extensionista do Incaper, Ubaldino Saraiva, profundo conhecedor da cafeicultura, notadamente do tipo arábica, já advertiu sobre essa situação de prejuízos caso a doença surja repentinamente na cafeicultura local. “Essa doença existe em todo o planeta e sempre ocorre com o excesso de umidade”.
Para o lavrador José Bernardo Wolker, de Boa Esperança, divisa de Marechal Floriano com Domingos Martins, a situação da chuva até o momento é prazerosa e nenhuma diferença negativa surgiu nos cultivos de café e outros como o feijão, banana e verduras. “Estamos satisfeitos com a chuva, mas o frio está demais”, disse sorridente.
O produtor Leandro Kuster, de Soído de Baixo, que possui cultivos gerais, com destaque ao aipim e bananas, afirmou que também possui cafezais e verduras, contudo não tem encontrado dificuldades com o tempo para trabalhar. “Faço as colheitas para a comercialização e noto normalidade em todo o procedimento”.