Chuva forte agrada moradores, mas deixa marcas em Afonso Cláudio
Publicado em 29/09/2017 às 12:50
A abençoada chuva forte que caiu sob o solo afonsoclaudense durante 40 minutos na noite de ontem (28) trouxe um pouco de alívio os munícipes e ao mesmo tempo preocupação para alguns. Depois de meses de sol, rios com bancos de areia e vegetação sendo engolida pelo fogo, principalmente na região do alto Guandu, ela chegou com força.
Os postos e hospitais registraram nos últimos meses vários casos de problemas respiratórios e intestinais provenientes, segundo a Saúde, do tempo seco e do ar poluído. Muitos pacientes admitem que não fazem uso constante de água e sucos, indicados como o principal remédio nesta época sem chuva. Ontem, ocorreu a primeira chuva com intensidade dos últimos cinco meses.
Bueiros entupidos em vários pontos da cidade promoveram uma verdadeira correria entre alguns moradores, principalmente aqueles que residem nos bairros mais altos e às margens de barrancos. Muitas casas ficaram alagadas, houve pique de energia e a Rua Marino Roncete, na Associação do Banco do Brasil (AABB), ficou intransitável por 30 minutos.
Lá, em uma parte mais baixa, dois bueiros entupiram e não deram vasão à quantidade de água que acumulou. A PM precisou mudar o trânsito de quem chegava da rodovia ES-165 até que o ponto alagado fosse desobstruído por funcionários da prefeitura. Um trator chegou ao local, mais a situação já estava controlada. A previsão pra hoje (29), segundo o Climatempo, é de sol durante a manhã com pancadas de chuva à tarde e à noite. A máxima deve ficar em 26ºC.