Chuva fina e baixa temperatura em Marechal Floriano podem causar doença à cafeicultura e às hortaliças

Publicado em 18/07/2019 às 12:58

Compartilhe

Em toda a região serrana do Espírito Santo, as condições do intenso frio dos últimos dias, somadas á chuva fina e insistente, como ocorreu ontem e hoje pela madrugada e fim da manhã, poderão provocar doenças nos cafezais e até nas lavouras de folhosas e temperos verdes. 

Na cafeicultura a doença mais comum que pode surgir na região possui a denominação de ‘phoma’ e é bastante conhecida pelos cafeicultores das regiões mais frias das montanhas devido à umidade. As informações são do técnico do Incaper, Ubaldino Saraiva, de Marechal Floriano.

Segundo ele, a umidade e a queda da temperatura favorecem o surgimento do ataque do ‘phoma’, cujo efeito negativo na safra, ocorre devido a folhagem molhada, somado à friagem e assim compromete a produção cafeeira.

O técnico comentou que as mesmas chuvas de ontem e desta madrugada, somadas à baixa temperatura, que podem comprometer a safra, podem provocar também alguns tipos de doenças e a queda na produção de folhas comestíveis, temperos verdes e frutas.

“Os produtores de alface, couve, cebolinha, brócolis e outros alimentos dessa natureza devem ficar atentos e nos procurar caso os resultados negativos surjam nos seus cultivos”, disse o técnico Ubaldino Saraiva.

Veja também

Imagem do WhatsApp de 2024-12-26 à(s) 11.10.02_3b1a4e35

Seminarista de Marechal Floriano será ordenado diácono na Catedral Metropolitana de Vitória

Conteúdo patrocinado / Foto: PMMF

Servidores da educação de Marechal Floriano receberam abono salarial de R$ 2 mil

WhatsApp Image 2024-12-20 at 12.18.12

O Governo do Estado destina 13 milhões para revitalizar a Rota dos Lagos, promovendo o desenvolvimento econômico de Venda Nova do Imigrante e Castelo

1110821-tanrg_abr_04032018_7161_1

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

49690

Avião com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão

horta na cidade

Uma fazenda no coração da cidade

programa agrinho

A educação que semeia sonhos e transforma o campo capixaba

ovos com data de validade

Ovos deverão ter data de validade na casca em 2025