Chuva do último domingo (28) salva lavouras em Santa Maria de Marechal
Publicado em 29/01/2018 às 12:30
Tradicionais cultivadores de café, frutas, folhosas e hortaliças, os moradores do interior de Santa Maria de Marechal Floriano estão vibrando com a chuva forte que caiu naquela região na tarde de ontem. Os mananciais, como o Braço Sul do Rio Jucu, estão com alta vazão.
“Foi a salvação do café principalmente para a próxima safra”, disse um jovem agricultor da família Breda, tradicional cultivadora de café arábica na região. O cafeicultor disse que a chuva era esperada com ansiedade por toda a população produtora da região e veio também para recuperar a vazão dos mananciais que estavam secando.
“A chuva que caiu aqui encheu salvou o nosso café e verduras e o Braço Sul do Rio Jucu, na sede do nosso município”, disse contente o cafeicultor, garantindo que os tradicionais cafeicultores das famílias Krohling, Busato, Stockl, Huber, Lube, Souza, Trarbach, de Santa Maria e os Entringer, da sede, que cultivam folhas comestíveis para entrega nos centros de comercialização da Grande Vitória, estão comemorando.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Marechal Floriano, Fábio Stein, a forte precipitação de domingo passado chegou aos 30 milímetros e realmente recuperou as lavouras e os mananciais que cortam a região. “As chuvas caíram em Victor Hugo, Rio Fundo e Alto Santa Maria”, informou.
Stein comentou que a previsão para esta terça-feira (30) é de 70 milímetros. “Os moradores ribeirinhos deste município deverão ficar atentos à esta situação chuvosa porque o Braço Sul do Jucu já está bem cheio…”, preveniu.