Chuva ainda ameaça transbordamento do Braço Sul em Marechal Floriano
Publicado em 09/05/2018 às 11:40
A chuva insistente desta quarta-feira (09), embora em quantidade inferior, continua sendo uma ameaça de invasão das águas nas ruas próximas ao leito do Braço Sul do Rio Jucu, em Marechal Floriano. A nascente do manancial fica na região de Aracê, onde também chove forte desde a noite de ontem. Em Marechal Floriano, choveu 38 milímetros, conforme a Defesa Civil.
Na passagem por Marechal Floriano, o Braço Sul do Jucu está fechado de um lado por uma rua, onde falta cerca de um metro para as águas atingirem. E pelo outro lado existe em parte a BR-262, parte do centro e logo após casas de um lado e do outro, e uma área onde acontecem as festas da cidade.
Em todos os locais já houve invasão das águas em épocas anteriores. Após o meio dia de hoje, a situação do Braço Sul se modificou: houve um crescimento visível do nível das águas. Moradores mais antigos se lembram da maior enchente da história no mês de março de 1960.
“Naquela época foi uma grande surpresa para todos nós moradores desta cidade: o rio não ameaçou, e sim, subiu repentinamente e invadiu todo o distrito de Marechal Floriano, que pertencia a Domingos Martins”, disse o comerciante aposentado José Carlos Pereira.
O também aposentado Ernani Nalesso, afirma que a abertura do leito do Braço Sul, no Poço Fundo, onde foi retirada boa quantidade de pedras há alguns anos, está tendo agora bons resultados. “O rio encheu mais até o meio dia, mas quando a chuva dá trégua, as águas baixam rapidamente, basta observar”.