
Gastronomia
Chili com carne
Publicado em 24/02/2025 às 15:50


Minha esposa comprou, de uma de suas colegas voluntárias da APAE de Domingos Martins, ES, 3 kg de feijão vermelho, fresquinho, vindos diretamente da “roça” e plantados pela família dessa amiga (sem agrotóxicos, diga-se de passagem…).
O que me veio à cabeça, para utilizá-lo em uma receita, foi esta preparação mexicana, muito popular lá e, também, nos Estados Unidos da América, principalmente no estado do Texas, vizinho àquele país e que sofre bastante influência dele gastronomicamente falando (por exemplo: tacos, guacamole, burritos e outros, além da famigerada tequila!).
Na noite anterior coloquei um quilo e meio do feijão de molho em água fria, cobrindo-o totalmente. No dia seguinte escorri a água utilizada e cozinhei-o na panela de pressão, com outra porção de água e folhas secas de louro, até ficar macio. Retirei três conchas bem cheias desse feijão cozido e temperei-o em outra panela, com sal, pimenta malagueta a gosto e tempero caseiro de alho e cebola.
Na sequência refoguei, em um pouco de azeite, uma colher de sopa de tempero caseiro de alho e cebola e meio quilo de carne moída (utilizei acém), até ela secar bem. Retirei-a da frigideira e reservei. Nela mesma adicionei, então, meio pimentão verde e meio pimentão vermelho cortados em cubinhos, além de duas cebolas pequenas descascadas, também cortadas em cubinhos. Deixei-os cozinhar um pouco até começarem a ficar “al dente”.
O próximo passo foi misturar o feijão cozido e temperado e essa carne, aquecer tudo junto e, então, colocar num recipiente para levar para a mesa, pois estava pronto para ser saboreado.
Os mexicanos usam servir acompanhado de “nachos” , como tira-gosto, ou guacamole (uma preparação fria de abacate, tomates e cebolas em cubos, temperados com sal, azeite e suco de limão). Eu servi com arroz branco e uma farofinha de banana prata e cebola fritas em cubinhos e todos que provaram adoraram! Experimentem vocês também!