Chegada das chuvas preocupa para aumento de casos de dengue

Publicado em 05/01/2020 às 13:55

Compartilhe

As altas temperaturas e a falta de chuva são características marcantes do mês de janeiro em todo Espírito Santo. Mas a chuva que, para muitos, é sinônimo de frescor, também pode trazer problemas com a formação de ambientes propícios para serem criadouros do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apesar da chuva prevista para os próximos dias, as temperaturas permanecerão altas. Esta associação de água proveniente das chuvas que ficam paradas em poças e altas temperaturas são preocupantes, pois é a combinação perfeita para o surgimento de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do zika e da chikungunya.

Para esta sexta-feira (03) e sábado (04), há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas em todo o Estado. Já no domingo, previsão de ar abafado e pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora, em praticamente todas as regiões capixabas.

Além disso, é preciso atenção, pois os ovos colocados pelos mosquitos nas últimas semanas, em contato com a água das chuvas, irão eclodir, o que aumenta os riscos de proliferação do mosquito.

Veja aqui o 52º boletim da dengue.

Veja aqui o 52º boletim de zika.

Veja aqui o 52º boletim chikungunya.

De acordo com o Incaper, para esta quinta-feira (02), há previsão de pancadas de chuva em alguns momentos na Região Sul e no centro-leste da Região Serrana, e predomínio de sol nas demais regiões, sem expectativa de chuva. Já nesta sexta-feira (03), há previsão de pancadas de chuva com trovoadas na maioria das regiões, a partir da tarde. Só não há expectativa de chuva para as regiões noroeste e norte do Estado.

Como se prevenir

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Veja também

dengue no verao

Entenda porque os casos de dengue aumentam no verão

azeiteria

Azeiteria é a nova atração do Parque Olivas de Gramado

semana estadual do campo

ES terá Semana Estadual do Campo Limpo

vinho de gramado

Museu do Vinho de Gramado promete um mergulho no mundo da bebida milenar

cultura italiana araguaya

Tradição italiana centenária é preservada e valorizada em Araguaya, Marechal Floriano

comunidade são sebastiao

Comunidade de São Sebastião celebra 100 anos com festa em Domingos Martins

Nossa Bolsa 25 governo

Governo do Estado abre inscrições para o Nossa Bolsa 2025

cafe_mulher1 capa

Projeto Mulheres do Café já promoveu ações em 22 municípios capixabas